Cultura

TEATRO MUNICIPAL 5 ANOS - Mais de 130 mil pessoas já passaram pela maior casa de espetáculos de Roraima

Em cinco anos de existência, foram mais de 360 espetáculos dos mais diversos segmentos artísticos, incentivando a cena local e o acesso à cultura

Por Marcus Miranda

15/12/2022 - Última atualização 15/12/2022

O Teatro Municipal de Boa Vista completa, nesta quinta-feira, 15, cinco anos de existência. Considerado um dos maiores e mais modernos do país, a casa de espetáculos contribuiu, de fato, para o fortalecimento da cena local, além de incentivar o acesso à cultura.

Com arquitetura arrojada, o Teatro Municipal se tornou patrimônio histórico e artístico do município. Para se ter uma ideia, desde sua inauguração, foram promovidos mais de 360 espetáculos dos mais diversos segmentos, contabilizando um público superior a 130 mil pessoas.

Além de uma casa de espetáculos, o Teatro se tornou um espaço de aprendizado e oportunidades, com a oferta de um curso gratuito de balé

INVESTIMENTO – O Teatro se tornou também um lar onde nascem novos artistas. No início deste ano, a Prefeitura de Boa Vista, por meio da Fundação de Educação, Turismo, Esporte e Cultura (Fetec) deu início ao Curso de Balé Infantojuvenil, atendendo gratuitamente alunos com idade entre 5 e 17 anos.

A Oficina de Teatro para Adultos também é um dos destaques, oportunizando conhecimento para pessoas de todas as idades

No mesmo período foi dado início à Oficina de Teatro para adultos, oportunizando aos alunos conhecimento técnico/prático, por meio de aulas gratuitas, ministradas por professores capacitados, além de favorecer a descoberta de novos talentos locais.

Algumas bailarinas que integram o curso de balé farão parte do Natal da Paz

Alguns desses novos atores e dançarinos farão parte, pela primeira vez, do maior espetáculo natalino de Roraima, o Natal da Paz, que acontece neste sábado, 17, a partir das 19h, na Praça de Eventos Aderval da Rocha, ao lado do Parque Germano Augusto Sampaio, no bairro Pintolândia.

ESTRUTURA – Vamos conhecer um pouco da estrutura do Teatro? A casa possui salas para espetáculos, além de espaços destinados a cursos, exposições e muito mais!

A Sala Roraimeira, a principal do evento, impressiona em tamanho e estrutura

SALA RORAIMEIRA – Principal sala de espetáculos, com capacidade para 1.096 lugares, acústica perfeita, palco com aproximadamente 700 m², em caixa cênica italiana, possuindo quartelada e fosse da orquestra. Preparado para receber diversas vertentes artísticas, desde espetáculos como um monólogo a uma ópera completa.

A Sala Teatro Escola também está entre os principais espaços da casa

TEATRO ESCOLA – Sala de espetáculo secundária, com a capacidade de 167 lugares, preparada para receber eventos de pequeno a médio porte. Além de estrutura para espetáculos teatrais, está sala pode receber também eventos como palestras, aulas, workshops, entre outros eventos similares.

É na sala multiuso onde acontecem a maioria dos cursos, conferências e demais eventos técnicos

SALA MULTIÚSO – Capacidade de até 250 lugares. Estrutura com recursos de climatização, cadeiras e mesas. Salas destinadas a eventos como, Projetos de workshops, Cursos, Palestras, Simpósios, Seminários, Congressos e similares.

Possui ainda, 4 camarins coletivos e 2 individuais, sala de apoio, sala de impressa, copas, banheiros, com toda acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida.

VOCÊ SABIA? – A identidade visual do Teatro Municipal de Boa Vista é uma inspiração iconográfica yanomami, traduzido por quatro sentidos humanos. No lado superior esquerdo está representada a visão, com tudo aquilo que podemos ver, o foco, brilho, a luz, danças e gestos.

Logo ao lado, audição, com símbolos que representam a reverberação das ondas sonoras, o ecoar do som, as ondas sonoras, a música, a fala, som das pessoas, som dos instrumentos.

Na parte inferior esquerda, o tato, representando pelo sistema de leitura em braille, trazendo uma mensagem de integração de todos, acessibilidade, o aceitar das diferenças. Por último, o paladar, desenho que lembra uma língua, com a proposta de   trazer elementos da nossa riquíssima culinária, sabores, cores e cheiros.