Trânsito

TORCEDOR CONSCIENTE! - Muita prudência no trânsito nestes dias de jogos, reforça Smtran

Seguir a legislação e evitar as infrações de trânsito são de grande importância para manter a segurança nas ruas.

Por Fábio Cavalcante

02/12/2022 - Última atualização 02/12/2022

A Seleção Brasileira de Futebol enfrenta mais um desafio nesta sexta-feira, 2, na Copa do Mundo Fifa 2022. E todos os brasileiros estarão em êxtase, torcendo e, quem sabe, comemorando a vitória em campo. Para que essa celebração aconteça dentro da normalidade no trânsito, a Superintendente Municipal de Trânsito (Smtran) alerta os condutores de veículos para que trafeguem sem burlar nenhuma norma de trânsito.

Segundo a superintendente Ednalva Freitas, é comum em dias de jogos a euforia tomar conta dos torcedores, o que leva muitos a trafegarem sem se atentar para regras básicas, como não avançar o sinal vermelho, não respeitar as placas de “Pare”, entre outros. Por isso, a recomendação maior é: prudência todo o tempo, não apenas devido aos jogos.

“Seguir a legislação de trânsito visa simplesmente garantir a sua segurança e a do próximo. Por isso, é importante também não consumir bebidas alcoólicas e sair conduzindo o veículo. Além disso, deve-se redobrar a atenção para a sinalização de trânsito nas vias, respeitar o limite de velocidade previsto nas vias, utilizar os equipamentos obrigatórios, principalmente os motociclistas e não utilizar o telefone celular enquanto dirigir”, destacou.

Freitas também chama a atenção para uma prática que é comum nas comemorações das vitórias da Seleção Brasileira, que são as carreatas onde veículos são flagrados com número de passageiros acima do permitido pela lei. E, além disso, alguns veículos levam passageiros em carrocerias. Tais práticas são infrações de trânsito que devem ser evitadas e as equipes da Smtran estarão nas ruas em ações de fiscalização para coibi-las.

“Essas são práticas perigosas. Em casos de acidentes, tornam as lesões graves ou gravíssimas. Visando coibir essa prática, nossas equipes da SMTRAN atuam diuturnamente, em fiscalização, com reforço nas equipes em períodos festivos. O condutor que for flagrado pelo agente de trânsito municipal, será sim autuado, com a notificação, que posteriormente será transformada infração e multa”.

Reforçando, vão aí algumas dicas para torcer com total segurança:

Não dirigir após ingerir bebidas alcoólicas

Respeitar faixa de pedestres e placas de sinalização (especialmente a “PARE”)

Não avançar no sinal Vermelho

Não conduzir veículos acima do máximo permitido de passageiros

Nas pick-ups, não conduzir com pessoas na carroceria

Atenção nos cruzamentos, respeitando a via preferencial

Não conduzir veículos sem a CNH