O secretário municipal de saúde, Cláudio Galvão e gestores da pasta apresentaram nesta quarta-feira, 23, na Câmara Municipal o relatório do último quadrimestre de 2021, constando as ações, investimentos e melhorias no setor em Boa Vista.
Na ocasião, foram divulgados os números relacionados a receitas e despesas do período. De janeiro a dezembro, o percentual de investimentos na aplicação em ações e serviços públicos de saúde foi de 18%, sendo o mínimo constitucional necessário de 15%.
Além disso, foram registradas de janeiro a dezembro, 618.583 mil consultas nas unidades básicas de saúde, sendo 347.298 somente nas UBS exclusivas de Covid-19. Nas demais foram 271.285.
As unidades da macroárea que mais atenderam no período foi a de número 5, com 121.805 mil atendimentos. Essa área atende os bairros Cambará, Asa Branca, Caimbé, Jóquei Clube e bairros próximos.
Enfrentamento à pandemia – Durante a apresentação, foram destacadas também as ações relacionadas à covid-19. Além dos pontos drive-thru, o município reforçou a vacinação, em ações itinerantes, em bairros mais afastados dos pontos e das UBS que disponibilizam a vacina.
Uma grande mobilização foi promovida no mês de novembro para reforçar a imunização das pessoas acima de 18 anos de idade, com a segunda dose e também iniciar a aplicação da dose de reforço. Foram aplicadas durante todo o dia da ação, 1.306 doses da vacina.
“Ainda vivemos um momento de pandemia e desafiador na saúde, não só de Boa Vista, mas em todo o Brasil e mundo. Porém, com muito trabalho e esforços, temos conseguido melhorar ainda mais a nossa saúde”, destacou o secretário Cláudio.
Ações de destaque – Foram destacadas ainda neste período as ações relevantes, entre elas o Seminário de Boas Práticas nas UBS; a Campanha de Vacinação Antirrábica nas zonas urbana e rural; o primeiro Seminário de Saúde e Bem-estar Animal; a programação voltada para primeira infância, com a Semana do Bebê; a aquisição de novas cadeiras odontológicas para o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) e Câmaras frias para o CMI, UBS e HCSA.
Vereadores elogiam trabalho da gestão municipal
O vereador Manoel Neves (PRB) ressaltou que esteve visitando tanto as UBS Covid-19 como o Hospital da Criança Santo Antônio e verificou o empenho das equipes. “Todos enfrentaram não somente uma nova onda de Covid, mas também a situação do aumento de casos de gripe. E os profissionais sempre atenciosos, preocupados em atender da melhor forma possível a população”.
“Parabenizo aqui ao secretário e toda sua equipe pela dedicação em melhorar cada vez mais os atendimentos e acesso aos serviços de saúde a nossa população. Temos hoje uma capital que atende todo o estado de Roraima, inclusive países vizinhos. E o prefeito Arthur e sua equipe não têm medido esforços para atender da melhor forma a nossa população”, destacou Idazio da Perfil (MDB).
Estavam presentes ainda os vereadores Melkisedek (PSL), Regiane Matos (MDB), Adnan Lima (PMB), Ítalo Otávio (PR) e Wan Kenobby (PV), que também parabenizaram a gestão e se colocarem à disposição para contribuírem com as melhorias nos serviços de saúde.
O presidente do Conselho Municipal de Saúde, Ricardo Matos também participou da sessão e parabenizou a gestão pelo trabalho. “Esta prestação de contas já foi aprovada por unanimidade pelo Conselho e quero aqui parabenizar a gestão e toda a equipe da saúde pelo trabalho que vem sendo realizado durante todo esse período de pandemia. Estamos abastecidos hoje com 82% da Relação Nacional de Medicamentos, o dobro da média nacional, mesmo diante de todos os desafios. A gestão está de parabéns”.
______________________
LINK DAS FOTOS (Créditos):
Giovani Oliveira – https://flic.kr/s/aHBqjzDtdy