Cultura

FÁBRICA DE TALENTOS - Teatro Municipal de Boa Vista: um lar onde nascem novos artistas

Visando proporcionar à população acesso às artes, a Prefeitura de Boa Vista deu início, recentemente, à Oficinas de Teatro para adultos e Curso de Ballet infantojuvenil

Por Marcus Miranda

25/02/2022

É inegável a importância da cultura para formação de cidadãos mais inteligentes e conscientes do seu papel no planeta. Sabendo o quão essencial é oportunizar essa aproximação com as artes em geral, a Prefeitura de Boa Vista não tem medido esforços para garantir esse acesso de forma assertiva e democrática.

Recentemente, a Fundação de Educação, Turismo, Esporte e Cultura (Fetec) deu início às aulas da Oficina de Teatro para adultos e ao Curso de Ballet Infantojuvenil. Foram mais de 160 vagas oferecidas gratuitamente à população. Ambas as capacitações ocorrem nas dependências do Teatro Municipal, um verdadeiro símbolo cultural, tendo em vista que é um dos maiores e mais modernos do país.

E o que você sentiria se tivesse a oportunidade de estar em um dos palcos do teatro como protagonista e não como público? Foi o que aconteceu nesta semana. Alunos que integram a Oficina de Teatro se apresentaram para amigos e familiares, após um total de cinco encontros.

“Estamos vivendo um momento histórico, de grande representatividade para a cultura do nosso Estado, pois é a primeira vez desde a inauguração do Teatro Municipal que promovemos capacitações para formarmos atores e bailarinos da nossa cidade”, disse o professor da oficina, Marcelo Perez.

Dona Chaguinha,  "Fico feliz em servir de inspiração para outras pessoas da minha idade"

NOVOS ATORES – Francisca das Chagas, conhecida como Dona Chaguinha, de 77 anos, adorou a experiência e mostrou que nunca é tarde para aprender algo novo. “Estou adorando participar das oficinas. Para mim é uma alegria conhecer outras pessoas e trocar experiências, principalmente com os jovens. Fico feliz em servir de inspiração para outras pessoas da minha idade”, explicou.

"Estou muito grato em fazer parte desse projeto", disse Lucas Rossetti

Lucas Rossetti já teve outras experiências com teatro e reconhece a importância da iniciativa. “Fazia tempo que não subia no palco e foi uma experiência incrível. Estou muito grato em fazer parte desse projeto. Inclusive um dos meus sonhos é participar do Natal da Paz. E quem sabe isso finalmente se concretize esse ano”, falou.

Alderina Rocha, "Uma vez, vim ao teatro assistir a um espetáculo e pensei comigo mesma: ‘um dia estarei nesse palco’

Para Aldenira Rocha, de 65 anos, mais que uma experiência, a apresentação teve grande simbolismo. “Senti uma alegria imensa. Uma vez, vim ao teatro assistir a um espetáculo e pensei comigo mesma: ‘um dia estarei nesse palco’. Então para mim foi uma verdadeira realização de um sonho”, disse.

Ao final da apresentação, ocorreu o chamado “Batismo de Luz”, um termo no meio teatral que representa o nascimento dos novos artistas, quando são considerados aptos a novos desafios no campo das artes cênicas.

LINK DAS FOTOS (Créditos)

• Andrezza Mariot – https://flic.kr/s/aHBqjzDyZG