Violoncelistas e outros músicos do Instituto Boa Vista de Música (IBVM) participam a partir desta quinta-feira, 3, da I Mostra de Violoncelos de Roraima, no Teatro Municipal. A iniciativa é da Viajart Foudation, fundação que desenvolve ações voluntárias em todo o mundo, tendo a música como principal pilar de transformação social.
A programação, que se estende até domingo, 06 inclui as chamadas ‘masterclass’, aulas de câmara, palestras sobre os fundamentos básicos da prática violoncelística, instruções básicas de construção e manutenção de instrumentos musicais (lutheria), além de dois concertos gratuitos, que serão abertos à população.
Participam da mostra 13 violoncelistas do IBVM, entre professores e alunos, além de 20 violinistas e violistas do Instituto, que participam como ‘ouvintes’. O evento contará também com a presença de músicos de outras capitais, como Manaus (AM), São Paulo (SP) e Rio de Janeiro (RJ).
“Nossa ideia é proporcionar, a partir destes intercâmbios, oportunidade de estudo de qualidade para jovens talentos, que buscam se profissionalizar na música. Além disso, queremos trazer os olhares para o grande exemplo de integração entre brasileiros e os imigrantes venezuelanos a partir da música”, disse a fundadora da Fundação Viajart, Ana Daldon.
O maestro e diretor musical do IBVM, Beany Cabrera, destacou que o evento acontece pela primeira vez na região Norte e é fundamental para a ampliação dos conhecimentos musicais. “Esse intercâmbio é uma verdadeira oportunidade de trocar experiências com grandes profissionais. É importante esse conhecimento, que será transmitido aos nossos professores e alunos do instituto”.
POSSO ASSISTIR AOS CONCERTOS? - Pode sim! Os concertos abertos à população acontecerão na sexta, 4, e sábado, 5, a partir das 20h, na Sala Roraimeira do Teatro Municipal. Os ingressos estão disponíveis na plataforma Bilheteria Digital:
- SEXTA-FEIRA (4) – Concerto da Orquestra Sinfônica do IBVM (ingressos aqui)
- SÁBADO (5) – Ensamble de Violoncelos (ingressos aqui)
Tendo em vista a pandemia de Covid-19, serão disponibilizados somente 400 ingressos para cada dia. Além disso, será exigido do público o uso de máscara, disponibilizado álcool em gel e os acentos do teatro respeitarão as regras de distanciamento social.
NOMES DE PESO – Participam do evento, grandes nomes da música, como:
- Franklin Martins: Mestrando em performance pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, além de professor e membro voluntário da Fundação Viajart;
- Luciano Camargo: Regente graduado pela Universidade de São Paulo (USP), compositor, mestre e doutor em musicologia analítica, pela mesma instituição. Também é professor de regência e canto coral na Universidade Federal de Roraima (UFRR).
- Fabio Soren Presgrave: Bacharel e mestre pela renomada Julliard School of Music, em Nova York. É vice-diretor da Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e professor colaborador dos programas de pós-graduação em música da Universidade de São Paulo (USP) e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).