O programa Academia da Saúde e o grupo operativo de idosos desenvolvidos pela Prefeitura de Boa Vista retornaram com suas atividades nesta quarta-feira, 23, após um período de recesso. Os encontros ocorrem na unidade básica de saúde do bairro Buritis, com atividades físicas para toda população e é uma das estratégia de cuidado e promoção à saúde.
“Estamos retomando hoje as atividades para toda população, não somente idosos, mas jovens e adolescentes. A Academia oferece não somente as atividades físicas, mas também de orientação geral quanto a hábitos alimentares e demais cuidados com a saúde”, destacou a coordenadora da Academia da Saúde, Patrícia Costa.
Maria Idelfranca Cavalcante, de 64 anos participa da Academia e do grupo de idosos desde o início das atividades. Mãe de três filhos e avó de sete netos, ela ainda coleciona centenas de medalhas e troféus como atleta de rua. É uma das integrantes mais antigas e incentivadora dos programas da unidade e da qualidade de vida.
“Me sinto realizada e muito feliz, sou uma vencedora, pois foi através desse projeto que consegui parar de fumar e tenho conquistado muitas vitórias no decorrer desses anos nas corridas de rua. Procuro incentivar todos ao meu redor para que busquem sempre qualidade de vida. Tenho muitos amigos queridos, os profissionais de saúde são atenciosos e buscam melhorar as atividades a cada dia”, disse.
Outra integrante é a dona de casa Luzinete de Sousa Lira, de 63 anos. Ela é moradora antiga do bairro e começou as atividades desde o início do projeto. Ela tem sete filhos e quatro netos e ainda acha tempo para as atividades.
“Procurei a academia da saúde para me sentir melhor de saúde. Quando parou as atividades, eu senti muita falta dos exercícios, dos amigos, desse momento de integração e dos profissionais da unidade. Agradeço muito por toda a equipe, eles fazem um trabalho bonito, ajudando a gente sair da depressão. Agradeço muito a prefeitura”, disse.
A Academia da Saúde começou as atividades em 2011, no Parque Germano Augusto Sampaio e em 2016, passou a funcionar na Praça do bairro Buritis. As atividades são voltadas para toda a população, entre eles doentes crônicos e idosos que são atendidos na UBS. O programa tem a finalidade de incentivar e promover as práticas de atividade física, educação em saúde, alimentação saudável e outros. Todos os participantes são acompanhados por uma educadora física e equipe de profissionais da UBS Buritis.
Já o grupo operativo de idosos está implantado em todas as unidades básicas de saúde, além de atividade física, eles recebem orientações sobre saúde preventiva e alimentação saudável. Participam ainda de confraternizações, passeios e recebem diversas informações sobre a melhor idade.
_____________________
LINK DAS FOTOS (Créditos):
· Katarine Almeida - https://flic.kr/s/aHBqjzGQZP