O cuidado com a saúde das crianças tem sido prioridade na Capital da Primeira Infância. A prefeitura tem reforçado periodicamente as ações nas escolas de Boa Vista por meio do Programa Saúde na Escola (PSE).
Nesta terça-feira, 22, os alunos da Escola Municipal Maria Gertrudes receberam as equipes das unidades básicas de saúde, Santa Luzia e Sayonara Dantas para mais uma ação.
Yasmim Lorrany, de 6 anos, foi uma das alunas que aprendeu a lição direitinho. “Precisamos escovar os dentes todo dia, se não pode dá bactérias e estragar tudo, o certo é escovar pra frente e pra trás, como disse a doutora”, disse.
Enquanto uma turma lanchava, na hora do intervalo, a outra participava das atividades. A dentista da UBS Sayonara, Livia Mara Costa Castro, destacou os cuidados com os dentes desde pequeno.
“A ideia é sensibilizar as crianças da necessidade da higiene oral, nós tentamos repassar de forma mais lúdica os cuidados e a importância de escovar os dentes, explicando que se não escovar vai ter cárie, vai sentir dor e vai perder qualidade de vida, porque com esses problemas a criança acaba não se alimentando bem, não dorme bem, não vem a escola, e isso atrapalha o desenvolvimento”, pontuou.
A enfermeira Lanna Rodrigues da UBS Santa Luzia também sensibilizou as crianças sobre a vacinação. “Esse programa é de suma importância, pois assim nos integramos com a educação e alcançando mais crianças, verificando a situação do cartão vacinal, principalmente agora devido a pandemia onde percebemos um número maior de crianças com o cartão desatualizado e aproveitamos para fazer atividades de educação e saúde, falando sobre a Covid-19”, frisou.
Essa é a segunda vez que as equipes vão até essa escola. A gestora Débora de Sousa Melo fala da importância da parceria da educação e da saúde.
“A escola tem essa parceria com os postos de saúde que nos dão esse suporte, muitos pais trabalham e não tem tempo muitas vezes de acompanhar a caderneta de vacinação e até mesmo os hábitos da higiene bucal. Trazer as equipes de saúde pra dentro da escola é uma parceria muito boa. As ações refletem na presença ou não das crianças na escola, além das crianças se tornarem multiplicadores em casa das informações”, garantiu.
Atendimentos – As ações ocorreram durante o período da manhã e tarde, mais de 390 crianças de 6 a 10 anos participaram de palestras, encenação teatral, atualização do cartão de vacina de rotina e covid-19, escovação supervisionada com a dentista e equipe e ainda ganharam kits de escovação.