INCENTIVO LITERÁRIO - Alunos de Boa Vista participam de evento dedicado à poesia nacional
Evento aconteceu, na Praça do bairro Nova Cidade e chamou a atenção dos moradores

Por Wandilson Prata
14/04/2022 - Última atualização 14/04/2022
Alunos da Escola Municipal Valdemarina Normando Martins participaram na tarde desta quarta-feira, 13, da primeira ação na capital do projeto nacional Transvê Poesias, que este ano comemora oito anos e promove a II Intervenção Poética em diversas cidades do país. A proposta é promover encontros de pessoas e organizações em torno da literatura, por meio de poemas expostos em garrafas, que foram penduradas em árvores da Praça Clotilde Thereza Duarte de Oliveira, do bairro Nova Cidade.

A professora de artes Marcela Melo leciona há 20 anos na rede municipal de ensino da capital e trouxe o projeto de poesias nas garrafas para os alunos, que esse ano traz como tema “As veias populares da poesia brasileira”.
“Nós da escola Valdemarina Normando Martins fomos convidados para participar na prática do projeto, que esse ano faz homenagem ao Centenário da Semana da Arte Moderna. E os próprios alunos ajudaram com a produção das garrafas poéticas, para a comunidade em geral poder se encantar com esse mundo da literatura”, disse a professora.
Carla Adriana Oliveira é mãe da aluna Adriele Vitória Oliveira, de 10 anos de idade, que participou do projeto desenvolvido pela professora Marcela. “É um orgulho muito grande poder ver minha filha participando desse projeto voltado a poesia e aproveitei para visitar esse trabalho feito por ela com os outros colegas”, elogiou a mãe da estudante.

Durante o evento, também teve participação musical de artistas, declamação de poesias e a participação do escritor Aldenor Pimentel, que trabalha com a literatura de romance, contos infantojuvenis e também cordel. “É uma excelente ideia de divulgar a literatura e trabalhar com esse lado com as crianças de uma forma lúdica, aproximando elas dessa arte que é a poesia”, disse o artista.
A aluna Maria Giovanna Bonato, de 10 anos de idade, está no 5º ano do Ensino Fundamental e apreciou uma das obras do escritor. “Eu não tinha muito o hábito de ler e hoje eu gosto, porque a leitura tem me ajudado bastante nas minhas atividades em sala de aula”, destacou a aluna.
_________________
FOTOS:
Andrezza Mariot – https://flic.kr/s/aHBqjzKDuW