Saúde

Prefeitura apresenta práticas de saúde na II Mostra Roraima “Aqui Tem SUS” em Boa Vista

O evento propõe a troca de experiências entre os gestores

Por SEMUC

29/04/2022

A prefeitura apresentou na manhã desta sexta-feira, 29, as práticas de saúde bem-sucedidas no município de Boa Vista, na II Mostra Roraima Aqui Tem SUS, promovida pelo Conselho Nacional de Secretarias Municipais (Conasems) e Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems/RR). O evento propõe a troca de experiências entre os gestores, com a finalidade de estimular e fortalecer o direito a saúde que é tão importante.

“Estamos na segunda edição da Mostra e percebemos como os profissionais têm se empenhado no desenvolvimento de soluções cada vez mais resolutivas e inovadoras, para garantir o melhor atendimento ao usuário, em todos os municípios do estado”, disse Cláudio Galvão, secretário municipal de saúde e presidente do Cosems/RR.

A Mostra também dá visibilidade às ações de saúde no âmbito local, conforme a realidade dos municípios e é utilizada como um dos instrumentos para fortalecimento estratégico e aprimoramento do SUS.

O gestor da UBS Délio Tupinambá, no bairro Nova Cidade, Edilberto Furtado Nobre apresentou a experiência do PlanifiSus e destacou os resultados positivos com a metodologia.

“Tivemos inúmeros resultados positivos, desde a melhoria do acesso aos usuários como também o cadastramento em 100% da área restrita a unidade, a melhoria dos processos internos. O Délio foi a unidade laboratório e hoje a secretaria já está ampliando essa metodologia a todas as 34 unidades de Boa Vista”,  explicou.

Outro município que apresentou uma das experiências foi o de Rorainópolis, com o projeto piloto Pipoca com Saúde, voltado para prevenção da saúde das crianças. O coordenador Ricardo Fonseca, destaca como foi feita essa análise.

“Durante uma sessão de cinema com o filme ‘O Rei Leão’, foi possível fazer essa avaliação. Algumas crianças apresentaram problemas na saúde bucal e duas tinham autismo. Foram avaliadas mais de 50 em uma única tarde. O projeto é de 2019, antes da pandemia, e estamos expandindo para todas as unidades do município”, explicou o coordenador.

Ao todo,  20 trabalhos foram apresentados na Mostra. O Cosems-RR vai selecionar três experiências vencedoras para a etapa nacional, prevista para ocorrer nos dias 12 e 13 de julho, em Campo Grande-MS. Os jurados avaliam a relevância e a aplicabilidade das iniciativas apresentadas.

Boa Vista participa com a exposição de seis trabalhos: Adoção da Telemedicina na assistência especializada e melhoria da resolutividade na atenção primária a saúde; Ampliação dos métodos contraceptivos na atenção primária á saúde; Grupos terapêuticos, uma estratégia desenvolvida na UBS Pricumã; Oficinas de saúde mental aos servidores das UBS´s de atendimento exclusivo a Covid-19; PlanificaSus e a melhoria do acesso em saúde em uma unidade laboratório da atenção primária à saúde e Transpondo saúde em tempos de pandemia, a emergência em adaptar-se.

 

Fotos: Katarine Almeida: https://flic.kr/s/aHBqjzMCAE