Saúde

TODOS CONTRA A DENGUE - Alunos de Boa Vista aprendem a combater o Aedes aegypti

A ação faz parte das estratégias da prefeitura para combater e minimizar a proliferação do Aedes aegypti na capital

Por SEMUC

27/04/2022

Para reforçar o trabalho de sensibilização para a prevenção do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, as equipes da unidade básica de saúde Santa Luzia e de combate as endemias, promoveram nesta terça-feira, 26, uma ação educativa para crianças da Escola Municipal Prof. Maria Gertrudes Mota de Lima.

A ação faz parte das atividades do programa Saúde na Escola, e foi elaborada especialmente para ensinar às crianças alguns cuidados para se evitar a proliferação do Aedes aegypti. Elas chegaram a visualizar pelo microscópio, a evolução do mosquito.

“Para as crianças apresentamos as informações de maneira lúdica para que possam entender como identificar e repassar os cuidados aos pais e responsáveis em casa”, explicou a supervisora geral de Área de Endemias, Regina Kátia Pereira.

Maria Júlia, de 6 anos, aprendeu direitinho a lição. “A picada do mosquito pode deixar a gente doente e para que isso não aconteça, precisamos cuidar direitinho dos locais onde ele gosta de ficar. Como trocar sempre a água da vasilha do cachorro”.

“Temos que ficar atento com esse mosquito, cuidar dos pneus e não deixar água parada em nenhuma vasilha”, explicou Jeison Quinuo, de 11 anos, que também acompanhou a palestra.

Combate – A prefeitura tem intensificado as ações de combate a dengue no município, nos bairros que apresentaram alto índice de infestação do mosquito, o Santa Luzia foi um desses bairros.

Além das ações nas escolas, os agentes fazem visitas nas casas com inspeção no quintal, para verificar se há algum recipiente que possa acumular água e se tornar um criadouro do mosquito.

A dona de casa Neuza Dias, 49, que já teve chikungunya recebeu a visita dos agentes e agradeceu o trabalho. “É preciso ter muito cuidado mesmo, para não deixar água acumulada nos vasos porque a doença não é fácil, já peguei e passei muito mal. Sempre limpo o quintal, e troco diariamente a água das vasilhas dos cachorros. Esse trabalho de visita da prefeitura, é muito importante”.

_____________________

FOTOS:

Welika Matos – https://flic.kr/s/aHBqjzMcE3