Saúde

BOA VISTA JUNINA 2022 - Diversão e prevenção à saúde no Maior Arraial da Amazônia: tem Sim sinhô!

Na “Tenda da Prevenção” a população pode se vacinar contra a Covid-19 e demais vacinas do calendário nacional

Por Karina Mota

15/06/2022 - Última atualização 15/06/2022

No Maior Arraial da Amazônia é possível brincar, se divertir e também cuidar da saúde. Por isso, durante todas as noites de festa, as equipes da Secretaria Municipal de Saúde estão de prontidão para atender a população na “Tenda da Prevenção”, das 19h às 23h. Neste espaço a população pode se vacinar contra a Covid-19, influenza, sarampo e as demais vacinas do calendário nacional.

“Convidamos as pessoas que ainda não tomaram nenhuma dose ou a dose de reforço contra a Covid-19, que compareçam a tenda para se imunizar. Além disso, disponibilizamos também outras vacinas. O importante é se divertir, mas também estar protegido contra as doenças”, convidou o coordenador municipal de imunização, Romildo Azevedo.

Vai curtir o Boa Vista Junina e quer se vacinar? leve a carteirinha e os documentos pessoais (RG ou certidão de nascimento, CPF e cartão SUS). “É bom lembrar que a vacinação evita óbito de algumas doenças, como da Covid-19, gripe, sarampo entre outras. Estamos aqui todas as noites de arraial, basta apresentar a carteira que atualizamos. Ainda temos a entrega de kits de prevenção às DST’s”, alertou a superintendente de Vigilância e Saúde do Município, Francinete Rodrigues.

Mais de 8 mil kits de prevenção já foram distribuídos no Boa Vista Junina

Equipes da coordenação de ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis) e AIDS percorrem toda a praça orientando a população sobre a importância de se prevenir e entregando kits de prevenção. Desde a primeira noite de festa já foram distribuídos mais de 8 mil kits (preservativos masculino e feminino e gel lubrificante).

Lembrando que, a população durante a festa conta também com um Posto Médico Avançado disponível na Tenda da Prevenção.

De olho na alimentação - A alimentação típica e variada do Boa Vista Junina também passa por controle de qualidade. Os fiscais da Vigilância Sanitária estão visitando as barracas e orientando os ambulantes quanto à higienização e manipulação dos alimentos e ainda o uso correto dos EPI´s.

Quem pode se vacinar?

Covid-19 - Pessoas com 50 anos ou mais e profissionais da saúde podem procurar as equipes para receber a 4ª dose (2ª dose de reforço) e Adolescentes de 12 a 17 anos de idade, com a 3ª dose (1ª dose de reforço).

Influenza: Crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias); gestantes; puérperas; povos indígenas; professores; comorbidades; pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso; profissionais das forças de segurança e salvamento e das forças armadas; funcionários do sistema prisional; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.

Sarampo - Crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias)

Confira as demais vacinas ofertadas no BV Junina 2022:

Calendário da criança: Pentavalente, Poliomielite inativada (injetável), Pnemococica 10valente, Meningococica C conjugada, Influenza, Covid-19 (coronavac butatã e Pfizer pediátrica), dtp, polio oral, Febre amarela, triplice viral
Adolescentes: HPV, Meningogocica C conjugada e ACWY conjugada
Adultos: dupla adulto, febre amarela, triplice viral, hepatite B, influenza (grupos prioritários), covid - 19 (astranezeca, jansen, butatã coronavac, pfizer adulta)
Gestantes: Vacina tríplice bacteriana acelular do tipo adulto (DTPA)
Idosos: influenza, hepatite B

LINK DAS FOTOS (Créditos):

Katarine Almeida: https://flic.kr/s/aHBqjzUk7j