Cultura

BOA VISTA JUNINA 2022 - Inédito: Duas quadrilhas são as campeãs da 22ª edição do Maior Arraial da Amazônia

Com 269,7 pontos, as quadrilhas Zé Monteirão e Explosão Caipira foram declaradas campeãs do Grupo Especial

Por Ceiça Chaves

18/06/2022 - Última atualização 18/06/2022

Chegou o momento mais esperado para os 28 grupos juninos que disputaram o tradicional Concurso Quadrilhas. Após apuração dos resultados, que ocorreu na manhã deste sábado, 18, a prefeitura anunciou as grandes campeãs da 22ª edição do Maior Arraial da Amazônia. Pela primeira vez, duas quadrilhas conquistam o 1º lugar na categoria Especial: A Zé Monteirão e a Explosão Caipira.

A Zé Monteirão foi a campeã 2019 e novamente conquistou o título. O grupo subiu ao tablado na terça-feira, 14, com o tema “Do fim ao recomeço”, levando uma reflexão sobre recomeçar diante das dificuldades devido à pandemia da Covid-19.  O espetáculo cheio de emoção encantou o público e também os jurados.

“Esse título é uma alegria. A ‘Zé’ veio com toda a garra. Falamos sobre a pandemia, a crise de ansiedade que tanto afetou as pessoas. Hoje levamos o nosso 6º troféu no Boa Vista Junina”, declarou emocionada, a presidente do Grupo, Lúlia Oliveira.

Já a quadrilha Explosão Caipira veio este ano com o tema ‘Fábrica de São João’, mostrando para o público os bastidores de todo o processo de criação de uma quadrilha junina. Sua apresentação aconteceu na quarta-feira, 15.

“Estamos muito felizes de conquistar mais um título. Aqui não tem rivalidade. É tudo apoio e amizade. Agora é missão cumprida com o nosso 4º título”, disse Cléia Ramos, presidente da Explosão.

O resultado deu empate técnico e os dois grupos decidiram juntos pelo título. Mas foi decidido em sorteio que a Zé Monteirão representará Roraima no campeonato nacional promovido pela Confederação Brasileira de Quadrilhas (Confebraq).

Grupos de Acesso e Emergente também consagrou vencedores

Quem conquistou o 1º lugar do grupo de Acesso foi a quadrilha Coração de Estudante, que pela primeira vez, sobe para o grupo especial. Com o tema “A voz da resistência”, o espetáculo marcou a luta dos negros em uma apresentação cheia de força e luta por respeito e igualdade racial.

“Por cinco anos esperamos esse título. Levamos para o tablado a Voz da Resistência e a luta dos negros. Agora é só comemorar todo o esforço da nossa quadrilha”, disse Adriana Alves, presidente da Coração de Estudante.

Já no grupo Emergente a Namoro Caipira venceu em 1º  lugar e a Joaninha Caipira em 2º lugar. As duas sobem para o grupo de Acesso. Lembrando que, foram 9 quesitos avaliados pelos jurados em três grupos: A (animação, animador, coreografia); B (casal de noivos, casamento e figurino) e C (criatividade, desenvolvimento do tema e repertório).

Premiação e reapresentações das campeãs, logo mais na Arena Junina

Neste sábado, 18, a partir das 21h, será a entrega dos troféus às quadrilhas campeãs na Arena Junina. Às 22h se apresenta a quadrilha Namoro Caipira; às 23h, a Coração de Estudante. E a partir da meia-noite, será a vez do espetáculo das grandes campeãs do Especial, Zé Monteirão e Explosão Caipira.

Lembrando que, subirão de nível as duas primeiras colocadas do grupo de Acesso e Emergente. Descem de nível as duas últimas colocadas do especial e acesso.

Confira a colocação e a pontuação das quadrilhas

LINK DAS FOTOS (Créditos):

·Fernando Teixeira (apuração): https://flic.kr/s/aHBqjzUPds

·Andrezza Mariot (quadrilhas campeãs): https://flic.kr/s/aHBqjzUPaP