Educação

BOA VISTA! LINDA DE SE VER - Alunos desbravam a cidade visitando pontos turísticos e áreas ambientais

Nestas últimas semanas antes do recesso, a criançada está aprendendo na prática o que estudaram em sala de aula sobre a história de Boa Vista e Meio Ambiente

Por Ceiça Chaves

23/06/2022 - Última atualização 23/06/2022

Nos dias que antecedem o recesso escolar, a criançada da Educação Infantil de 12 escolas municipais aprenderam na prática o que estudaram em sala de aula. Com temáticas voltadas para a história de Boa Vista e Meio Ambiente, as unidades escolares organizaram passeios turísticos para os alunos conhecerem um pouco da cidade onde vivem e suas belezas.

Nesta quinta-feira, 23, um grupo de crianças da Escola Municipal Frei Arthur Agostini, fez um tour nas proximidades do Rio Branco, com passeios pela Orla Taumanan, conheceram o prédio onde funcionava a antiga Fazenda Boa Vista (restaurante Meu Cantinho), a sede residencial do Capitão Inácio Magalhães, hoje patrimônio histórico. Como também conheceram o Monumento aos Pioneiros e a Igreja Matriz Nossa Senhora do Carmo.

As crianças também visitaram o Monumento aos Garimpeiros e a Praça do Coreto, no Centro Cívico. O projeto na escola se chama “Boa Vista linda de se ver e de Conhecer”, foi idealizado pelas professoras das turmas de 1º Ano, Deirlane dos Santos e Daiane Marion, baseado nas temáticas estudadas em sala de aula.

“Esta foi a primeira atividade extraclasse do projeto. Cada criança tem sua cultura e num contexto social, muitos não conhecem a realidade a qual estão inseridos. Nosso projeto visa levá-los para conhecer Boa Vista e suas origens. Por isso começamos pela região onde se iniciou a construção da nossa cidade”, disse Deirlane.

Uma manhã de diversão e aprendizado para a criançada. A aluna Alice Furtado, de 6 anos, que o diga, se divertiu enquanto aprendeu. “Foi muito legal conhecer o lugar onde a história da cidade começou. Aprendi na sala de aula que quando os homens brancos invadiram essa terra, os índios já estavam. E juntos construíram a cidade, descobriram os minérios”, disse a menina.

Outras escolas também programaram tour pela cidade

Na terça-feira, 21, A Escola Menino Jesus levou as crianças ao Parque Linear do Cinturão Verde (Praça do Tatu), e a Praça Vereador João Rodrigues, no bairro Pricumã (Praça das Araras) e encerrando o passeio no Complexo Ayrton Senna. Na terça, 22, foi a vez dos alunos da escola Antônio Airton O. Dias, visitarem o Bosque dos Papagaios. Já no roteiro da Maria Teresa Maciel a rota foi Vila Olímpica Roberto Marinho (dias 21 e 23).

Nos próximos dias tem mais passeios. Confira:

24/06 (manhã) – Núcleo de Casas Mãe Equatorial: Bosque dos Papagaios

28/06 (manhã e tarde) – Escola Estrelinha Mágica: Bosque dos Papagaios

28/06 (tarde) – Escola do Campo José David Feitosa Neto: Pontos Turísticos da cidade

30/06 (manhã) – Escola Proinfância Vila Jardim: Praça Cabos e Soldados (Caranã)

30/06 (manhã e tarde) - Escola Proinfância Pedro Ferreira Monteiro: Bosque dos Papagaios

30/06 (manhã) - Núcleo de Casas Mãe do Cidadão: Bosque dos Papagaios

30/06 (manhã e tarde) – Escola Jardim das Copaíbas: Bosque dos Papagaios