Cultura

BV JUNINA 2022 - Tradicional concurso de quadrilhas será uma das principais atrações do Maior Arraial da Amazônia

O concurso contará com a participação de 28 grupos juninos, sendo 12 do grupo especial, 12 de acesso e quatro, emergente

Por Marcus Miranda

06/06/2022 - Última atualização 06/06/2022

O tablado do Boa Vista Junina 2022 vai tremer de emoção e alegria com o tradicional ‘Concurso de Quadrilhas’, que vai acontecer já na primeira noite do evento, 11, e vai até quinta-feira, 16. Este ano, a competição contará com a participação de 28 grupos juninos de vários municípios do Estado, divididos nas categorias Especial, Acesso e Emergente.

As apresentações serão na Arena Junina do Maior Arraial da Amazônia. Serão entre quatro e cinco quadrilhas por noite, sempre a partir das 20h. Os grupos terão no mínimo 25 minutos e no máximo 30 para se apresentarem ao público e à bancada de 12 jurados.

JURADOS – A avaliação dos jurados acontecerá em três grupos: A (animação, animador, coreografia); B (casal de noivos, casamento e figurino) e C (criatividade, desenvolvimento do tema e repertório). Serão quatro jurados em cada grupo. As notas devem variar entre 9/10 – valendo as fracionadas (9.3; 9.7, por exemplo).

Apuração: Será no sábado, 18, pela manhã e contará com sorteio que eliminará a nota de três jurados, sendo um de cada grupo. Em caso de empate, serão levados em conta os seguintes critérios de decisão: quem obtiver a maior nota nos quesitos de desempate, dentro de sua ordem de sorteio; quem obtiver o maior número de notas ‘10’ e em caso de esgotadas todas as alternativas, será feito um sorteio entre as empatadas.

Premiação: No sábado, 18, a partir das 21h, será a entrega dos troféus às quadrilhas campeãs na Arena Junina. Às 22h se apresenta o grupo vencedor ‘emergente’; às 23h, o ganhador do ‘acesso’ e, a partir da meia-noite, a grande campeã do ‘especial’. Subirão de nível as duas primeiras colocadas em cada grupo.

Quadrilhas convidadas – Na sexta-feira, 17, se apresentam as quadrilhas do projeto social ‘Cabelos de Prata’, a ‘Criança Caipira’, de Mucajaí, além do grupo ‘Caipira da Roça’, de Manaus (AM). No sábado, 18, é a vez dos integrantes do projeto Conviver e Crescer subirem ao tablado do BV Junina.

Confira abaixo o cronograma de apresentação dos grupos