Social

‘É SÃO JOÃO' - Alegria toma conta de integrantes de projetos sociais em festejo junino

A programação de arraial atendeu participantes do Conviver e Cabelos de Prata

Por Marcus Miranda

22/06/2022

O clima de São João tomou conta dos integrantes do projeto ‘Cabelos de Prata’ e ‘Conviver’ que, nesta quarta-feira, 22, participaram de festejos juninos na sede do Centro de Referência Social (CRAS) São Francisco e no CRAS do Cauamé. Por lá, algumas dinâmicas, muita dança e, principalmente, alegria marcou o retorno da ação.

Teve muita brincadeira e jogos no arraial do Conviver, no CRAS São Francisco

No CRAS São Francisco, crianças com idade entre 6 e 12 anos, atendidas pelo ‘Conviver’ se depararam com uma sala decorada, repleta de itens que são a cara das festas juninas, como bandeirinhas, balões e fogueira. Elas participaram de dinâmicas, além de jogos como dama, xadrez, dentre outros.

Já no CRAS Cauamé, os idosos do ‘Cabelos de Prata’ deram um verdadeiro show de vitalidade, mostrando que não tem idade para celebrar o São João em grande estilo. A maioria dos participantes estava a caráter e não pouparam energia. A festa aconteceu junto às crianças do ‘Conviver’, também atendidas naquela unidade.

A coordenadora do CRAS Cauamé, Socorro Ribeiro, destacou a importância da ação para o bem-estar e desenvolvimento dos participantes. “Os idosos, principalmente, estavam sentindo muito falta do nosso Arraial. Já fazia dois anos que a festa não acontecia, por causa da pandemia. É muito importante para o estreitamento dos vínculos afetivos entre os participantes”, disse.

"A gente se sente muito feliz aqui", disse Dona Preta, integrante do Cabelos de Prata desde 2003

SÓ ALEGRIA – Alcida Ribeiro, conhecida como Dona Preta, tem 73 anos e participa do Cabelos de Prata desde 2003. Para ela, o programa representa uma verdadeira família. “Foi uma manhã de muita alegria. A gente se sente muito feliz aqui, o que eu mais gosto são as amizades. A gente conhece muita gente, conversa, sorri. É bom demais”, disse.

"Eu adoro as atividades daqui", contou Ester Alves, de 77 anos

Ester Alves, de 77 anos, é uma das primeiras integrantes do programa. Ela, que não poupou energia para dançar no arraial, afirmou que também sentiu muita falta das atividades durante a pandemia. “Eu adoro as atividades daqui. No momento o que mais estou gostando são as aulas de dança indiana. Quando estávamos sem poder vir pra cá, isolados, eu praticava exercícios em casa, que aprendi aqui, para não ficar entrevada”, contou.

BV JUNINA 2022 – Este ano, integrantes de programas e projetos sociais se apresentaram no tablado do Maior Arraial da Amazônia, no último sábado, 18, na Praça de Eventos Fávio Marques Paracat. Mais de 140 integrantes, entre crianças, adolescentes, jovens e idosos do Cabelos de Prata, Crescer e Conviver deram um show de alegria no Boa Vista Junina 2022.

__________________________________________________________________

LINK DAS FOTOS:

- Katarine Almeida/Andrezza Mariot: 

https://flic.kr/s/aHBqjzVjdN

https://flic.kr/s/aHBqjzVmjQ

https://flic.kr/s/aHBqjzVkDo

https://flic.kr/s/aHBqjzUMdt