Economia

ECONOMIA - Contribuintes têm até o dia 10 deste mês para pagar o IPTU e TCL com desconto

Quem quitar o débito em cota única até o vencimento tem o desconto de 10% nos tributos

Por Edson Ribeiro

02/06/2022 - Última atualização 02/06/2022

No próximo dia 10 deste mês termina o prazo para o pagamento do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) e da Taxa de Coleta de Lixo (TCL) com desconto. O desconto é de 10% para quem optar por pagar em cota única. Mas, o contribuinte pode optar por pagar parcelado os débitos.

Os boletos são entregues pelos Correios desde o início do mês passado. Mas, o contribuinte pode imprimir o documento de arrecadação pela internet (clique aqui) onde o cidadão pode digitar o número da inscrição do imóvel ou o CPF do proprietário e imprimir o boleto. Além disso, o interessado pode pegar o documento na Secretaria Municipal de Economia e Finanças (SEPF).

“Para não pegar fila, o contribuinte pode agendar o atendimento presencial. É bem simples o agendamento, basta informar CPF e data de nascimento no endereço eletrônico, que já vai para a aba “Agendar”, disse Celiane Mafra, secretária adjunta de Economia, Planejamento e Finanças.

A estimativa de arrecadação para este ano é de aproximadamente R$50 milhões. Os recursos arrecadados são aplicados em diversos setores da administração municipal, como em melhorias na educação (25%) e saúde (15%), além de obras de infraestrutura como: asfaltamento, drenagem entre outros investimentos.

Os recursos arrecadados são aplicados em diversos setores

O contribuinte também pode pagar parcelado o IPTU e TCL/2022, sem juros:

CALENDÁRIO – O IPTU pode ser dividido em 6 vezes já a Taxa de Coleta de Lixo em 4 vezes:

IPTU: 10/06 - 11/07 -  10/08 – 10/09 – 10/10 e 10/11

TCL: 10/06 – 11/07 – 10/08 e 10/09

ISENÇÃO

Quem obteve isenção em 2021, terá isenção automática em 2022. Já os novos pedidos poderão ser feitos até 31 de outubro deste ano;

Aposentado ou pensionista que tem uma renda de até R$4.306,65, pode solicitar a isenção, desde que tenha um único imóvel cadastrado em nome do mesmo, além de residir no imóvel em questão;

Estão isentos do também, aqueles proprietários de imóveis de até 60 metros quadrados em um terreno de até 500 metros quadrados, desde que more neste local e ter apenas este imóvel em seu nome.

SERVIÇOS: