Cultura

Prefeitura lança novo Edital de Credenciamento voltado a instrutores de cursos, oficinas, workshops culturais e artísticos

O edital, que tem duração de dois anos, visa atender programações, projetos e atividades culturais, artísticas, turísticas e esportivas

Por Marcus Miranda

30/06/2022 - Última atualização 30/06/2022

A Prefeitura de Boa Vista, por meio da Fundação de Educação, Turismo, Esporte e Cultura (Fetec) lançou nesta semana mais um Edital de Credenciamento, que desta vez contempla instrutores de cursos, oficinas, workshops culturais e artísticos a serem promovidos e/ou apoiados pelo município.

O edital, que tem duração de dois anos (podendo ser prorrogado por igual período), pode ser conferido aqui: https://publicacoes.boavista.rr.gov.br/editais/edicao/63. Os interessados em se inscrever deverão preencher a ficha de inscrição que está disponível nos anexos do edital, juntamente às demais documentações exigidas. Mais informações: 3621 – 3976.

INSTRUTOR – Considera-se instrutor a pessoa física ou jurídica que comprove ter capacidade de transmitir seus saberes, habilidades, técnicas, experiências, métodos e conhecimento técnico ou empírico em reuniões, cursos, oficinas e workshops.

Esses profissionais têm atribuições, como ministrações, tutoriais, palestras, preleção e outras atividades congêneres. Essa atuação se estende a projetos e eventos presenciais e virtuais.

OUTROS EDITAIS – Nesse último semestre a prefeitura lançou vários editais que contemplam diversas categorias. O mais recente é para o segmento de turismo, voltado a pessoas físicas (o profissional deve ser Guia de Turismo) e jurídicas, (deve possuir Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) de agência de viagem, agência de viagem independente ou Guia de Turismo independente).

O outro é voltado para Grupos Culturais, que podem ser um conjunto organizado de pessoas podendo ter auto representatividade ou ter seu representante exclusivo, com atividades culturais ou artísticas que buscam expressar seus saberes, tradições, técnicas, hábitos, comportamento ou costumes em de modo de grupo; em alguns casos também chamados de grupos folclóricos.

Tem também um edital voltado a julgadores, que são aqueles com capacidade comprovada para aferir níveis de notas em apresentações artísticas ou culturais; também denominado Julgador Cultural. Este profissional utiliza de seus conhecimentos ou experiências, atuando em concursos artísticos e culturais, em seus respectivos segmentos de sua proficiência.