Prefeitura lança Programa Municipal de Apoio aos Pequenos Negócios em Boa Vista

Na primeira etapa do programa, será oferecida uma linha de crédito para os pequenos empreendedores formais (MEI) e informais cadastrados na prefeitura

Por Ana Gabriela Gomes

30/06/2022

A Prefeitura de Boa Vista lançou nesta quinta-feira, 30, o Programa de Apoio aos Pequenos Negócios de Boa Vista, evento ocorrido no auditório da Secretaria Municipal de Tecnologia e Inclusão Digital (SMTI). Na ocasião, também aconteceu a concessão dos primeiros 15 contemplados com a linha de crédito pelo programa.

Nesta primeira etapa, o público-alvo serão pequenos empreendedores formais (MEI) e informais cadastrados na prefeitura. Segundo o prefeito Arthur Henrique, a proposta é apoiar os pequenos negócios de Boa Vista, por meio da concessão de crédito, promover cursos de qualificação e orientações sobre empreendedorismo.

“Todo suporte necessário será fornecido aos empreendedores que desejam ampliar os negócios com as ferramentas que podem alavancar as vendas ou até mesmo auxiliar na abertura de um empreendimento”, ressaltou o prefeito.

AME – A solenidade também contou com a inauguração da Agência Municipal de Empreendedorismo e Fomento (AME), já com início de suas atividades. A sede fica na Rua Floriano Peixoto, 214 – Centro.

A AME disponibilizará créditos de R$ 2 mil a R$ 10 mil. Nesta fase inicial, será disponibilizada a linha de crédito chamada SIMPLEX, Faixa 2, de R$ 3 mil, com carência de 60 dias. Os 15 empreendedores que assinaram contrato no evento passaram por uma qualificação e estão certificados e aptos para o recebimento do crédito, que faz parte do processo acompanhado pela equipe da AME, inclusive na mensuração de resultados.

Está previsto para setembro deste ano o lançamento da 2ª etapa do programa, ampliando a linha de crédito. Também para este ano, está prevista a liberação de 600 contratos de concessão de créditos e o prazo para aprovação é de até 30 (trinta) dias.

A AME seleciona o público-alvo por meio de busca ativa, faz a visita social, o cadastro e analisa os dados através do seu Comitê de Crédito. Os pequenos empreendedores passam por qualificações até a assinatura de contrato e inicia-se o processo de acompanhamento do empreendimento com os “Anjos Financeiros”, que são os profissionais qualificados da agência que acompanharão o desenvolvimento do negócio e orientações sobre empreendedorismo.

Qualificação

A grade de cursos que serão ofertados durante o período de qualificação são: Cultura Financeira, Atendimento ao Cliente, Gestão de Pessoas, Gestão Financeira, Gestão da Empresa, Gestão de Resíduos Sólidos entre outros. Eles serão realizados pela própria AME e com parceiros como o Sebrae e outras instituições do sistema “S”.

Composição da Agência

A AME é composta por uma Diretoria Colegiada e pelas gerências: Contábil e Financeira, Incentivo e Captação, e Acompanhamento de Crédito e Capacitação.

Foi instituído para operacionalização do programa um Conselho Consultivo que é composto por 3 membros da Sociedade Civil (SEBRAE Roraima, Fecomércio e Sindicato dos Comerciários) e 3 membros do Poder Executivo Municipal: o prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique (que preside o conselho), o secretário de Finanças, Márcio Vinicius Almeida e a secretária de Projetos Especiais, Andréia Ferreira.

O Conselho Consultivo vai supervisionar a aplicação dos recursos do Fundo Municipal de Apoio aos Pequenos Negócios e auxiliar a AME na proposição de Projetos de Fomento ao Empreendedorismo. O programa tem ainda parcerias estratégicas com a Caixa Economica Federal e o SEBRAE Roraima.

Mais apoio aos pequenos negócios – A AME é mais uma ação de incentivo ao empreendedorismo. O município já conta com Descomplica, pacote de medidas que visam a desburocratização, simplificação de tributos e que estimula a economia.

Os projetos envolvem medidas como alteração de itens do Código Tributário Municipal, lei de uso e ocupação do solo, uso de calçadas, além de isentar o pagamento do Imposto de Transferência de Bens e Imóveis (ITBI) para família de baixa renda.