Educação

Profissionais de Boa Vista recebem palestra sobre os cenários e desafios da Educação

A ideia foi abordar o cenário da educação a nível local e nacional, bem como os desafios pelos quais o Brasil e os municípios estão passando

Por Ana Gabriela Gomes

06/06/2022 - Última atualização 01/07/2022

Gestores e coordenadores da Educação municipal participaram da palestra “Formação de atores sociais através da Campanha Nacional pelo Direito a Educação”, promovida pelo Comitê Nacional da campanha, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC). O evento aconteceu nesta segunda-feira, 6, na sala Teatro Escola do Teatro Municipal de Boa Vista.

A coordenadora geral da Campanha Nacional pelo Direito à Educação (CNDE), Andressa Pellanda, explicou que a ideia foi abordar o cenário da educação a nível local e nacional, bem como os desafios pelos quais o Brasil, e os municípios, estão passando. A partir daí o foco será trazer caminhos possíveis aos profissionais.

“Vamos debater como esses gestores podem atuar para que, a nível nacional, haja um impacto de soma aos trabalhos já desenvolvidos para melhorias de políticas públicas e financiamentos da educação que, obviamente, também vão impactar o cenário local”, disse Andressa.

Segundo a coordenadora do Comitê RR da campanha, Ana Alice Monteiro, a palestra faz parte de um conjunto de ações que visam o fortalecimento e visibilidade da educação em Boa Vista e no estado como um todo, a fim de melhorar, ainda mais, a qualidade do ensino.

“A gente sabe que o município tem feito um trabalho de qualidade, e a Primeira Infância vem se destacando por meio de atividades lúdicas, afetivas e cognitivas, a fim de justamente preparar essa criança para o ensino fundamental”, falou.

O gestor da Escola Municipal Frei Arthur Agostini, Ramon Gomes, ressaltou a importância da campanha. “Boa Vista não deixa a desejar no investimento na educação, tanto que somos a quinta colocada entre os municípios. O acesso e a qualidade desse ensino são consequências de um trabalho de valorização”, contou o gestor.

OUTRAS AÇÕES – A coordenadora do Comitê RR informou que a coordenadora nacional, Andressa Pellanda, se reunirá com outros grupos da educação para tratar do tema. Além disso, haverá uma visita ao município de Pacaraima para análise da metodologia utilizada na rede de educação, tendo em vista o ingresso de alunos estrangeiros.

Seminário da Campanha Nacional pelo Direito à Educação será em Boa Vista

Nos dias 9 e 10 de junho, no Centro Amazônico de Fronteiras (CAF) da Universidade Federal de Roraima (UFRR), vai acontecer o Seminário da Campanha Nacional pelo Direito à Educação (CNDE) voltado aos profissionais da educação de Boa Vista e dos demais municípios.

No dia 9, a coordenadora nacional, Andressa Pellanda ministrará palestra sobre o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) e os desafios dos estados com esses recursos. No dia 10, terá uma mesa redonda com os participantes para se discutir o Plano Nacional de Educação.

______________________

LINK DAS FOTOS (Créditos):

Welika Mota - https://bit.ly/394IRmA