Saúde

Vacina meningocócica C está disponível nas unidades de saúde de Boa Vista

Imunizante é direcionado a crianças, adolescentes e trabalhadores da saúde, seguindo a recomendação do Ministério da Saúde

Por SEMUC

21/06/2022

Crianças e adolescentes de até 10 anos, 11 meses e trabalhadores da saúde, ainda não vacinados, poderão receber a vacina meningocócica C (Conjugada). Esta é uma recomendação do Ministério da Saúde, devido à baixa cobertura vacinal.

A meningite, doença caracterizada por um processo inflamatório nas vias membranas (meninges) que envolvem o cérebro e a medula espinhal, pode ser causada por bactérias, vírus, fungos e parasitas. E para isso, a dose do imunizante é fundamental para evitar a doença.

Foi implantada na rotina de vacinação da criança em 2010 e encontra-se no Calendário Nacional de Vacinação, no esquema primário de duas doses, aos 3 e 5 meses de vida, e uma dose de reforço, preferencialmente aos 12 meses de idade.

Crianças que por algum motivo perderam a oportunidade de receber as doses nas idades indicadas poderão ser vacinados até os 4 anos, conforme Instrução Normativa do Ministério da Saúde.

As doses do imunizante encontram-se disponíveis nas unidades básicas de saúde com salas de vacina. Confira lista no site da prefeitura e nos Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE).

“Convidamos pais para que levem crianças e adolescentes e os trabalhadores da saúde para se imunizarem, essa é a única forma de controlar a doença e manter elevada as coberturas vacinais e evitar a ocorrência de surtos, hospitalizações nas unidades de saúde”, ressalta a superintendente de vigilância em saúde, Francinete Rodrigues.

Além do público infantil, o Ministério da Saúde também recomenda neste momento, a vacinação dos trabalhadores da saúde, com o esquema de uma dose, considerando a gravidade e a letalidade da doença, independentemente da idade.

Cobertura vacinal – Em 2019 foi de 99,29%; 2020, 93,75%; 2021, 62,61% e em 2022 até agora é de 37,65%.