Voluntários para a Corrida 9 de Julho participam de curso de primeiros socorros

A corrida faz parte das comemorações em alusão ao aniversário da cidade

Por Karina Mota

29/06/2022

A Prefeitura de Boa Vista, por meio da Fundação de Educação, Turismo, Esporte e Cultura (Fetec), promoveu nesta quarta-feira, 29, o curso de primeiros socorros para voluntários da Corrida Internacional 9 de Julho. As turmas foram divididas entre manhã e tarde, e ocorreu no Teatro Municipal. A corrida faz parte da comemoração em alusão ao aniversário da cidade.

O objetivo é preparar os 150 voluntários inscritos para ajudar durante a corrida, que irão auxiliar os atletas em casos de desmaios, convulsões, fraturas, ferimentos, paradas cardiorrespiratórias, além de pranchamento para transporte da vítima e mobilização. O curso é oferecido pela empresa JG Preven Fite, e os voluntários receberam o certificado de 40h.

De acordo com o instrutor de primeiros socorros, Jailon Gouveia, o evento contará com várias etapas e os voluntários atuarão em todas elas. “Os voluntários que forem encarregados desse setor, com o auxílio de assistência à saúde no evento, irão atuar juntamente aos bombeiros civis, corpo médico do exército, e entre outros órgãos. Já outros vão ficar na distribuição de kits, água, corridinha baby e até a entrega de medalhas”, disse o instrutor.

Leandro Santos está participando pela primeira vez como voluntário da corrida 9 de julho. Ele foi convidado pelo Instituto Federal de Roraima (IFRR). “Quando convidaram a minha turma de Análise e Desenvolvimento de Sistema, eu me interessei bastante. Além de ajudar na corrida, que é uma tradição em nossa cidade, vou aprender a ajudar alguém em uma situação de risco. Tenho certeza que vai ser satisfatório”, disse.

A coordenadora técnica da Superintendência de Esportes da Fetec, Radja Ferreira, foi voluntária para a corrida em 2012. Ela decidiu levar o voluntariado para profissão. No ano seguinte, cursando Educação Física, iniciou o trabalho na superintendência.

“Esses voluntários são de diversas áreas, educação física, tecnologia, contabilidade e administração. Todos com o intuito de ajudar e também ganhar a sua carga horária, que pode chegar até 72h caso faça o curso de primeiros socorros e demais áreas de distribuição na corrida. Me recordo que na busca de ajudar, hoje levo uma profissão que sou encantada dentro da Fetec, que iniciou por conta da corrida. Desejo que essas pessoas também consigam um espaço”, disse Radja.

A Corrida Internacional 9 de Julho é considerada uma das principais corridas de rua da região norte. A competição terá o apoio a homologação da Federação Roraimense de Atletismo (FERA), integrando o Calendário Estadual de Corrida de Rua.

LINK DAS FOTOS (Créditos):

Katarine Almeida - https://flic.kr/s/aHBqjzWj2E