Agricultura e Pecuária

AGROBV 2022 - Novo sistema de irrigação via energia solar é lançado durante Maior Feira da Agricultura Familiar

O PMDA Irrigação foi instalado no Campo Experimental e conta com seis placas fotovoltaicas com potência de 440W cada,

Por Karina Mota

23/07/2022 - Última atualização 25/07/2022

AgroBV 2022 - Maior Feira da Agricultura Familiar de Boa Vista e o maior evento agro do Estado foi lançada neste sábado, 23, com muitas novidades. Entre elas, através do Plano Municipal de Desenvolvimento do Agronegócio (PMDA), foi lançado o PMDA Irrigação - Sistema de Irrigação Fotovoltaica, que vai ajudar os agricultores que fazem parte do plano a continuar produzindo no solo do lavrado de uma maneira mais sustentável.

O sistema conta com seis placas fotovoltaicas com potência de 440W cada, instaladas no campo experimental do Centro de Difusão Tecnológica (CDT). A produção de batata-doce foi a cultura irrigada com o novo sistema no primeiro ensaio das seis cultivares da Batata em Roraima.

Novo sistema de irrigação do PMDA conta com seis placas fotovoltaicas com potência de 440W cada

Um sistema como este conta com duas formas de geração de energia: o On grid, onde o sistema é conectado à rede elétrica das distribuidoras de energia e que injeta nesta rede o excedente de energia produzida pelos painéis ou o inverso, quando consome energia destas distribuidoras. Ao final de cada período é apurado quanto foi consumido e quanto foi injetado na rede, pagando-se a diferença ou ficando com crédito para o mês seguinte.

Já No modo Off grid, o sistema é independente, não interligado à rede das distribuidoras, podendo ser utilizado sem baterias para o consumo imediato da energia produzida ou com o uso de baterias para armazenar a energia produzida durante o dia e que será consumida quando o sistema não possa gerar energia, como em dias nublados ou à noite.

“É um sistema lucrativo para a agricultura familiar, pois capta a luz do sol e a transforma em energia elétrica, reduzindo o custo com diesel. Isso vai ajudar na irrigação de diversas culturas no período de verão. Acreditamos que estamos no caminho certo com esse mais novo investimento”, disse o prefeito Arthur Henrique.

A representante da comunidade indígena Darora, Marinalva Augusto, sabe deste compromisso da gestão. “Estou muito feliz em representar as mulheres da agricultura indígena. Plantamos macaxeira, abóbora, batata-doce, milho, feijão, melão e banana tudo com a ajuda do PMDA e acreditamos que vamos crescer ainda mais”, disse a agricultora.

A abertura oficial da feira contou com a presença de Maria Antônio Moreira, Coordenadora Geral de Acesso a mercados da Secretaria de Agricultura Familiar do Ministério da Agricultura.

Energia Solar – Boa Vista completou 5 anos de produção de energia solar com 6 usinas fotovoltaicas, localizadas no Teatro Municipal, Mini Terminal Luiz Canuto Chaves, Mercado Municipal São Francisco, Palácio 9 de Julho e no estacionamento da Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Meio Ambiente (SPMA). Outros 75 abrigos climatizados de ônibus também são abastecidos com as placas solares.

Essa economia gerada pelo uso de uma fonte renovável de energia retorna à população por meio de serviços. Conforme a Secretaria Municipal de Economia, Planejamento e Finanças (SEPF), o dinheiro economizado pela produção das usinas é investido em diversas demandas públicas, sendo 25% destinados à Educação, 15% para a Saúde e 5% para a área de Assistência Social.

O PMDA – Desde sua criação em 2018, o programa beneficiou 800 famílias e agora trabalha para chegar nas primeiras 1.000 famílias da agricultura familiar e comunidades indígenas. O investimento até 2022 foi de 13 milhões, com assistência técnica, máquinas, grãos, insumos e capacitação para os agricultores de Boa Vista.

 

__________________

Fotos:

 

·Welika Matos – https://flic.kr/s/aHBqjzZ7YX

·Katarine Almeida – https://flic.kr/s/aHBqjzZffY