PROJETO TAY TAY - Boa Vista possui uma variedade de pimentas que são produzidas na zona rural
Nos frascos, os produtores utilizam pimenta murupi, malagueta, canaimé e olho de peixe

Por SEMUC
04/07/2022
O projeto Tay Tay , que é desenvolvido pela Prefeitura de Boa Vista se iniciou na comunidade Vista Alegre em 2018, com insumos fornecidos pela Secretaria Municipal de Agricultura e Assuntos Indígenas (SMAAI), como sementes, fertilizantes, equipamentos para irrigação, máquinas, assistência técnica, criação da identidade visual em rótulos e embalagens além da comercialização do produto. E agora possui o Polo II de plantação na comunidade indígena Aurora do Campo. O fruto é comercializado nas feiras da Capital, como: Canaimé, Malagueta, Olho de Peixe e Murupi.
Com sabor picante, a pimenta estimula o apetite e aguça a vontade de comer. O nome Tay Tay significa “Curupira”, na língua macuxi, e faz alusão ao personagem que, segundo a lenda indígena, era guardião da floresta e apreciava pimentas, chegando a plantar várias delas pelas matas.
No processo de produção, as pimentas são colhidas, separadas e levadas ao fogo em um tacho para serem defumadas e desidratadas. Depois são transferidas para outro compartimento e levadas ao sol para que sequem e assim que estivem crocantes após alguns dias, são trituradas e engarrafadas para comercialização. Confira agora, as curiosidades de cada pimenta:
Murupi
Tem sabor picante e diferenciado, possuindo frutos alongados, de coloração verde antes de amadurecer passando pelo tom amarelo, que se intensifica até o vermelho, quando as pimentas estão maduras. Com aroma intenso, é considerada a pimenta brasileira mais forte. Cultivada no norte do país, ela tem propriedades antibacterianas e é rica em vitaminas A, C e E.
Malagueta
Só o nome dessa variação já assusta muita gente, o que a torna uma das mais populares no Brasil. A malagueta (Capsicum Frutescens) é conhecida por sua coloração vermelha forte e pelo seu formato alongado. É extremamente potente, mas quando usada com moderação, garante um sabor inigualável ao prato. Classificação Scoville: de 50.000 a 100.000 (SIMÕES, 2018).
Canaimé
De nome cientifico Capsicum Chinense a pimenta Canaimé, de origem brasileira, é um fruto de pungência alta, esféricos de um centímetro cuja cor varia do roxo ao avermelhado. Podendo ser usado para molhos, conservas e temperar frutos do mar.
Olho de Peixe
Esta Capsicum chinense é conhecida por apresentar grande diversidade na Bacia Amazônica. A variedade ‘olho de peixe’ é muito consumida por populações indígenas devido ao alto teor de pungência que apresentam. O fato da pimenta olho de peixe ser uma variedade dessa espécie, e estar sob o domínio de populações da agricultura familiar, seja cabocla, ribeirinha ou indígena, justifica a necessidade de sua conservação. É uma variedade com fortes características socioculturais.
______________________
LINK DAS FOTOS (Créditos):
Welika Matos – LINK- https://bit.ly/3bRXKcZ