Agentes da saúde de Boa Vista tem semana de capacitações sobre pré-natal

Até sexta-feira, 5, terá diversas programações sobre o pré-natal, primeira infância, nutrição, entre outros

01/08/2022

A Secretaria Municipal de Saúde deu início a uma semana de capacitações sobre diversos temas voltados à primeira infância, como pré-natal, saúde da criança, nutrição, entre outros assuntos, voltados aos agentes comunitários de saúde (ACS). Os encontros acontecem até sexta-feira, 5, no Centro de Ciência, Tecnologia e Inovação (CCTI).

De acordo com a coordenadora de Doenças e Agravos não transmissíveis (DANTs), Patrícia Costa, a ideia é auxiliar os profissionais na assistência integral à criança nos serviços ofertados nas unidades.

“Estamos reforçando nessa capacitação a saúde da mulher, com a importância do pré-natal, a busca ativa das gestantes, orientar para que os pais façam parte do processo. E também sobre os cuidados e saúde da criança, com suplementação de vitaminas, vacinação. No último dia, o FQA trará orientações sobre o programa ‘Pacto pela Paternidade Boa’.

Há 12 anos, Rodrigo Otávio de Moraes Lira, 47, é agente comunitário de saúde. Hoje atua na UBS Santa Tereza. Para ele, conhecimento sempre é muito bem-vindo. “Todos os anos temos esse momento de conhecimento, principalmente em relação às gestantes e aos cuidados para orientar a buscar o pré-natal e a puericultura, para proporcionar uma saúde melhor para todos”, disse.

A prefeitura desenvolve toda uma rede de assistência desde o planejamento reprodutivo, até o pré-natal e puericultura em todas as unidades básicas de saúde. Os agentes comunitários de saúde desenvolvem um papel importante e fundamental na atenção primária à saúde, pois possuem contato com as famílias e fazem diariamente atividades de conscientização orientando a população no cuidado a saúde.

FOTOS:

Welika Matos - https://flic.kr/s/aHBqjA1oF2