Educação

ARTE E ENCANTO - Exposição no Teatro Municipal reúne 160 obras artísticas de alunos de Boa Vista

A exposição ficará disponível para visitação do público até o próximo domingo, 21, no horário das 8h às 21h

Por Ceiça Chaves

16/08/2022 - Última atualização 16/08/2022

Com o tema “Arte e Encanto em Todos os Cantos”, a Prefeitura de Boa Vista lançou nesta segunda-feira, 15, o Projeto Vernissage, com a exposição de 160 obras artísticas produzidas por alunos da rede municipal de ensino. A abertura aconteceu no foyer do Teatro Municipal, mas até o próximo domingo, 21, a exposição ficará disponível para visitação do público, no horário das 8h às 21h.

“Vernissage” refere-se a um evento inaugural que se caracteriza pelo lançamento de uma exposição de obras de arte com início e fim. Em geral são expostos quadros com pinturas artísticas, fotografias e esculturas. O objetivo do projeto de Boa Vista é valorizar o talento e a criatividade dos alunos, o esforço dos profissionais arte-educadores e o componente arte na sala de aula.

As obras são expostas em quadros e totens, trazendo uma diversidade cultural e regional, temáticas trabalhadas durante este ano letivo de 2022. Foram 160 desenhos selecionados pela Gerência de Arte da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, organizadora do evento.

“Pedagogicamente, é um ganho, porque as crianças trabalharam e estudaram o tema e se empenharam para desenvolver os seus trabalhos. Já fazemos mostras de artes dentro das escolas, para a comunidade. E por que não trazer isso no âmbito maior e diferente como um teatro? Estamos dando o glamour que eles merecem dentro dessa exposição. É aberto para toda a comunidade de Boa Vista, venham prestigiar”, convidou Ana Maria D'Élia Domingues, da Gerência de Arte.

Dentre tantas obras da exposição em Boa Vista está a da aluna Roselys Isabela Plasencio, do 4º Ano da Escola Municipal Aquilino da Mota Duarte, que logo chamava atenção pelos detalhes e o traço indígena. “Eu desenhei uma indígena que descobriu uma onça na selva. Me inspirei em um desenho que a professora me mostrou e fui produzindo passo a passo até ficar assim”, declarou a menina.

Sua parceria na produção artística foi a arte-educadora, Andréia Araújo, que esbanjava orgulho da aluna. “É muito gratificante ver o reconhecimento da obra dos nossos alunos. Me sinto muito importante junto com eles e feliz pela proporção que se tomou esse evento. A ideia foi maravilhosa, vejo obras encantadoras”, disse.

O prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique, foi prestigiar de perto o talento dos alunos da rede municipal. “Estimular a criatividade dos alunos é algo que os professores da rede fazem com maestria. Confirmei isso mais uma vez no lançamento da exposição. O investimento na educação é um compromisso sério da minha gestão e seguirei trabalhando para melhorar ainda mais nosso ensino”, declarou.

Atualmente, as escolas contam com 200 professores arte-educadores atuando na educação infantil e ensino fundamental. Foram os grandes parceiros na execução do projeto e do evento. Lembrando que as escolas Indígenas e do Campo estarão com seus trabalhos no dia 17 de agosto.

FOTOS (Créditos)

Katarine Almeida: https://flic.kr/s/aHBqjA39N6