Saúde

Campanha nacional de vacinação contra Poliomielite e de Multivacinação começa na próxima segunda-feira, 8

Ação de imunização terá como foco crianças menores de cinco anos e adolescentes menores de 15

Por Jamile Carvalho

04/08/2022

A Prefeitura de Boa Vista começa a partir desta segunda-feira, 8, até o dia 9 de setembro, a Campanha Nacional de vacinação contra a Poliomielite, para crianças menores de cinco anos de idade e a Campanha de Multivacinação para atualização da caderneta de vacinação da criança e do adolescente (menores de 15 anos de idade).

O objetivo é reduzir o risco de reintrodução do poliovírus selvagem no país, assim como oportunizar o acesso às vacinas, atualizar a situação vacinal do público-alvo para todas as vacinas recomendadas pelo Programa Nacional de Imunização (PNI), elevar as coberturas vacinais e contribuir para a prevenção, controle, eliminação e erradicação das doenças imunopreveníveis.

A meta para campanha contra a poliomielite é vacinar pelo menos 95% das crianças menores de cinco anos. Já para multivacinação, a estratégia é atualizar a caderneta de vacinação das crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade, conforme situação vacinal encontrada e de acordo com o Calendário Nacional de Vacinação.

Durante toda a campanha, as doses das vacinas estarão disponíveis nas unidades básicas de saúde, com sala de vacina e em algumas escolas municipais pelas equipes de Estratégia Saúde da Família. Confira a lista abaixo e no site da PMBV.

Dia D – Boa Vista vai fazer a mobilização nacional no dia 20 de agosto, em 16 UBSs e ainda será disponibilizado neste dia três equipes volantes para vacinar em áreas descobertas.