Educação

CASA SENSORIAL - Escola Waldinete cria novos espaços lúdicos como ferramentas de aprendizado

A ideia é proporcionar um novo campo de ensino aos docentes e também contribuir com o desenvolvimento integral da criança

Por Ceiça Chaves

16/08/2022 - Última atualização 17/08/2022

Conhecida por inovar ao construir a primeira Casa de Garrafa Pet de Boa Vista, a Escola Municipal Waldinete de Carvalho Chaves, no Sílvio Botelho, inovou mais uma vez. Agora com a construção do Espaço Lúdico Sensorial e da Casinha Multibrinque, recém-inaugurados na unidade para oferecer aos alunos e professores novas ferramentas de ensino e aprendizagem. 

O espaço lúdico possui recursos sensoriais que estimulam os cinco sentidos da criança. A ideia é proporcionar um campo de ensino aos docentes e contribuir com o desenvolvimento integral da criança. O espaço conta com um caminho sensorial, instrumentos musicais, horta medicinal, jogos e brinquedos que estimulam os sentidos e a curiosidade por meio da exploração.

“O projeto surgiu pensando na primeira infância, em como esses recursos podem contribuir na formação integral da criança. Contamos com a participação da comunidade escolar, dos pais nas doações das plantas medicinais, dos materiais recicláveis. As crianças participaram na pintura dos jogos pedagógicos, da plantação das ervas. Foi um trabalho em conjunto”, disse a gestora Suely Coelho.   

“Eu amei a casinha, gostei do sininho, da oncinha. Dá para aprender o alfabeto”, disse a aluna Ana Luíza Ribeiro, 5 anos.

Já a Casinha Multibrinque está localizada no centro do parque de pneus da escola. Foi construída para a diversão das crianças, ao mesmo tempo que trabalha a coordenação motora, a imunidade e a interação social entre elas. Além disso, tem a Casa de Garrafa Pet, criada em 2020, foi reformada e está ainda mais bonita.

Quem aproveitou para ver de perto os dois novos espaços foi Keila Matos, mãe da aluna Ana Maria. “Nunca tinha visto algo parecido antes. Por ser uma escola pública, ela é referência de inovação. Adoro essa escolinha, o atendimento, os funcionários e o ensino”, disse.

Outro pai que também elogiou a iniciativa da escola foi Fabiano Lima. “Acompanhamos a força de vontade de todos os servidores da escola, estão sempre inovando. Acredito que todos esses esforços são para o desenvolvimento da criança. Eu como pai que tem uma filha aqui, sou muito grato por esse tipo de iniciativa”, disse.

O que tem neste espaço?

Caminho sensorial: um caminho divertido que permite as crianças experimentarem o tato a partir dos seus pés. Por meio dele, as crianças desenvolvem a consciência corporal, sensações, emoções, percepção, concentração, equilíbrio e noção espacial.

Horta sensorial: promove o acesso das crianças a uma diversidade de ervas medicinais e o contato com os elementos da natureza.

Telefone sem fio: brincadeira coletiva que desenvolve a audição, concentração, criatividade, oralidade e memória.

Xilofone: instrumento musical que desenvolve a percepção melódica e rítmica. Incentiva a exploração de cores e diversas possibilidades sonoras. O som é extraído por meio de percussão nos orifícios inferiores.

Mesa sensorial: brinquedo interativo com texturas diferentes onde as crianças poderão utilizá-la em dupla e que estimulam a interação, atenção, agilidade, coordenação e tato.

Tapete sensorial móvel: estimula o tato e a autonomia. A cada passo, a criança vai experimentando diferentes texturas, materiais e formas.  

Brinquedos sensoriais: Feitos com materiais reutilizados e com elementos da natureza, estes brinquedos estimulam os sentidos da criança, desenvolvendo a criatividade, a curiosidade e a coordenação motora fina.

Pega- pega: jogo utilizando pegadores feitos de garrafa pet, e bolinhas plásticas. De maneira divertida as crianças desenvolvem coordenação motora fina, agilidade, destreza e raciocínio lógico.

________________________

FOTOS (CRÉDITOS)

Jonathas Oliveira: https://flic.kr/s/aHBqjA2P1k