Educação

“CRIANÇAS NA PREFS” - Alunos da Escola Arco-Íris se divertem em passeio e bate papo com prefeito de Boa Vista

Na Capital da Primeira Infância, os pequenos cidadãos têm voz e vez

Por Ceiça Chaves e Marcus Miranda

04/08/2022

O Mês da Primeira Infância se iniciou oficialmente em Boa Vista nesta quarta-feira, 3 com 21 alunos da Escola Municipal Arco-Íris participando da 3ª ação “Crianças na Prefs”. Foi um dia repleto de muita diversão, que já começou com um mini tour pela cidade, onde a criançada passeou de ônibus por pontos turísticos, conhecendo também alguns órgãos públicos municipais.

O momento mais importante foi o bate-papo das crianças com o prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique, a sala de reuniões do executivo municipal. Lá os alunos apresentaram suas queixas, elogios e sugestões. E em forma de desenho, expressaram o que desejam ter próximo de suas casas.

“Vivemos em uma cidade planejada para as crianças. E nada melhor que ouvir delas o que precisa melhorar, tanto em sua escola, quanto nas proximidades de sua casa, na pracinha do bairro. É sempre um prazer ouvir o que a garotada tem a dizer. Essa iniciativa já entrou para o calendário de ações do município”, disse Arthur.

Os alunos ocuparam a sala de reuniões da Prefeitura, onde decisões importantes são tomadas

Todos ganharam certificados e lembrancinhas pela participação. Para Elane Florêncio,  coordenadora do Programa Família que Acolhe (FQA), a iniciativa só reforça o quanto a gestão municipal prioriza a primeira infância, acreditando que os pequenos podem de fato contribuir para o desenvolvimento da capital.

“É uma ação muito importante, que marca o mês da primeira infância e a gestão tem dado o exemplo quando o assunto é investir nas crianças. Um desses casos de sucesso é o FQA, que acompanha os pequenos até os seis anos de idade, oferecendo o apoio e suporte necessário nesse período que é considerado o mais importante”, disse.

Pedro Henrique, de 7 anos, planeja ser secretário de obras para construir escolas

OS PEQUENOS – O aluno Pedro Henrique, de 7 anos, adorou a experiência e já faz planos para o futuro. “Gostei muito de conhecer o prefeito. Quando eu crescer quero ser secretário de Obras para construir muitas escolas”, contou.

A aluna Kayla Vitória, de 6 anos, sugeriu ao prefeito que construísse mais parquinhos na cidade

Kayla Vitória, de 6 anos, também aproveitou para fazer seus pedidos. “Gostei muito. Pedi para ele construir mais parquinhos na cidade. Adorei o prefeito e a ‘namorada’ dele”, disse a menina, se referindo à primeira-dama, Nathália Cortez.

Ao final do encontro todos os alunos receberam certificados

MÊS DA PRIMEIRA INFÂNCIA – O Brasil celebra pela segunda vez o mês de agosto como o Mês da Primeira Infância. Foi instituído em 2021, por entender a importância de unir esforços pelo desenvolvimento integral da criança, da gestação até os seis anos. O mês foi escolhido devido à comemoração do Dia da Infância (24 de agosto).

Sempre na frente, Boa Vista já é referência no assunto com o Programa Família que Acolhe, que já acompanhou cerca de 26 mil gestações em quase 9 anos de existência. É também referência no urbanismo. Ao aderir ao Urban95, vem projetando a Capital da Primeira Infância à altura média das crianças, a exemplo das praças, escolas.

Neste mês de agosto, mais ações alusivas estão ligadas ao Mês da Primeira Infância, como por exemplo, o Dia Mundial do Aleitamento Materno, onde a prefeitura está com uma semana de ações voltadas ao tema nas Unidades Básicas de Saúde. Terá ainda atividades em comemoração ao Dia dos Pais e o Dia da Gestante.