1° Infância

DIA DA GESTANTE - Família que Acolhe incentiva o fortalecimento de vínculos entre mãe e bebês através da dança

Entre palestras, atividades e relatos, as mães tiveram a oportunidade de aprender sobre os desafios da maternidade

Por Karina Mota

16/08/2022 - Última atualização 16/08/2022

Nessa segunda-feira, 15, dia em que se celebrou o Dia da Gestante, o programa Família que Acolhe (FQA), reuniu um grupo de mulheres grávidas no Complexo Ayrton Senna, para comemorar a data de uma forma diferente. Além de palestras e outras atividades, a programação marcou o lançamento da “Dança da Gestante”, como parte das ações voltadas ao fortalecimento de vínculos.

A proposta da atividade é que as mães dancem durante e após a gestação, possibilitando maior interatividade delas com suas crianças. Desde a criação do FQA 2013, a prefeitura faz o acompanhamento das mães e bebês, uma política pública que deu certo, pensando na qualidade de vida das crianças.

“É fundamental incentivar o vínculo mãe e filho ainda nesse período gestacional, o carinho e cuidado é também através dos exames, seguindo o cronograma da gestante na Unidade Básica de Saúde”, disse a secretaria ajunta municipal de Projetos Especiais, Valéria Reinbold.

Durante a palestra, tinha mamãe de primeira viagem bem atenta a todas as informações. “Estou ansiosa para conhecer meu bebê. Estou seguindo todo o cronograma de alimentação, exames e exercícios e esse encontro me tirou muitas dúvidas em relação à maternidade”, disse Andréia Karla, assistente de departamento pessoal.

Mãe de segunda viagem, Maísa Alvez, pela primeira vez está conseguindo ter assistência necessária na gestação. “Na minha primeira gravidez tudo foi difícil. Depois que conheci o Família que Acolhe, eu tenho um encontro com eles a cada 15 dias. E uma vez por mês eu faço exame para ver meu bebê”, disse a assistida do FQA.

LINK DAS FOTOS:

Wélika Matos: https://flic.kr/s/aHBqjA3b84