Cultura

DIA NACIONAL DAS ARTES - Boa Vista investe em cultura, valorizando artistas nos mais diversos segmentos

São diversas iniciativas que contribuem para a identidade e fortalecimento da cultura de Roraima

Por Marcus Miranda

12/08/2022

Nesta sexta-feira, 12 de agosto é celebrado o Dia Nacional das Artes e de fato, oBoa Vista tem muito o que comemorar. Por entender a cultura como importante ferramenta de transformação social, a prefeitura investe em ações e projetos que contemplam diversos setores artísticos, como forma de fomentar e fortalecer principalmente iniciativas culturais que nascem em Roraima.

“Nós, como gestão, temos a cultura como um dos focos principais. Esse investimento acontece de várias formas. Na pandemia, por exemplo, fizemos vários eventos em formato live como forma de prestar auxílio financeiro aos artistas. Além disso, estamos com diversos editais abertos, que contemplam os mais diferentes segmentos artísticos e culturais”, disse o prefeito Arthur Henrique.

São várias iniciativas artísticas que vão desde espetáculos gratuitos no Teatro Municipal a projetos que transformam a vida de milhares de pessoas. Conheça algumas delas:

Cerca de 800 jovens são atendidos com musicalização

IBVM – Uma dessas iniciativas culturais de sucesso é o Instituto Boa Vista de Música (IBVM) que atende atualmente cerca de 800 alunos, com idade entre 07 e 18 anos, atuando em duas vertentes: a cultural/artística, que inclui concertos e shows promovidos por professores – que integram projetos da unidade, como Banda Municipal, Banda Realce e Orquestra de Câmara.

E a social, com iniciação musical que oportuniza o aprendizado sobre os mais diversos instrumentos sinfônicos e populares. “A criança inicia sendo musicalizada com flauta doce e canto coral e depois ela tem a opção de escolher ingressar em um dos projetos desenvolvidos pelo instituto”, disse o diretor artístico do IBVM, Beany Cabrera.

"A gente tua aqui no IBVM para transformar", disse o dieretor artístico do IBVM, Beany Cabrera

Beany afirmou, ainda, a importância da cultura como ferramenta de transformação social. “A gente atua aqui no IBVM para transformar. Temos muitos casos de sucesso de alunos que iniciaram aqui na unidade e passaram no concurso da banda da polícia e outros grupos musicais, não somente aqui no Estado mas em outros lugares do país”.

O ArtCanto é outro projeto de sucesso, que atende jovens com aulas de canto coral, além de acompanhamento social

ARTCANTO – Desde 2001, por meio do Projeto ArtCanto, a Prefeitura de Boa Vista abre portas e janelas de oportunidades para que crianças, adolescentes e jovens entre 7 e 17 anos aperfeiçoem a arte de cantar através da educação musical e a prática do canto coral.

Além do conhecimento artístico e cultural, os integrantes também contam com acompanhamento pedagógico, assistência social e socioeconômica, cestas de complementação alimentar, além de encaminhamentos para atendimentos psicológicos, em caso de necessidades.

O Teatro Municipal representou um marco histórico para Roraima, contando com uma das estruturas mais modernas do país

TEATRO MUNICIPAL – Inaugurando 2017, o Teatro Municipal de Boa Vista representou um marco para a cultura roraimense. É um dos mais modernos da região Norte, atendendo todas as normas e especificações técnicas que um espaço cênico deve possuir.

Por lá, mais de 300 espetáculos artísticos já aconteceram

Nesses pouco mais de 4 anos, já foi palco de grandes espetáculos, manifestações culturais locais beneficiando os artistas roraimenses. Desde sua inauguração já aconteceram mais de 300 espetáculos com um público estimado de mais de 120 mil pessoas.

A prefeitura oportunizou também a formação de novos atores de Roraima, com a oferta gratuita de uma oficina de teatro para adultos

Além disso, esse ano a prefeitura deu início ao primeiro Curso de Balé e a primeira Oficina de Teatro para Adultos, focando na descoberta e formação de novos talentos da nossa terra.

Mais de 150 jovens, com idade entre 05 e 17 anos participam de um curso gratuito de balé nas dependências do Teatro Municipal