SAÚDE - Atenção primária do município recebe modelos anatômicos ginecológicos para fortalecer ações de planejamento reprodutivo nas UBSs
A entrega dos modelos tem como objetivo fortalecer a capacidade e técnicas dos profissionais da saúde da Atenção Primária
Por SEMUC
15/08/2022
A Secretaria Municipal de Saúde recebeu na última sexta-feira, 22modelos anatômicos ginecológicos para formações em planejamento reprodutivo, com foco na inserção de DIU de cobre, doados pelo Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA).
Foram doados pela Organização, um Simulador de Planejamento Reprodutivo, um Simulador de Útero Pós-Parto, para treinamento em inserção de DIU, um Modelo Anatômico para treinamento de Inserção de DIU, em contexto ambulatorial.
O secretário municipal de saúde, Cláudio Galvão ressaltou que a parceria com o município é muito bem-vinda.
“É muito bom contar com as parcerias de instituições como a UNFPA, comprometida em reforçar nossas ações de cuidado a saúde da nossa população e nesse caso especifico a saúde da mulher. Agradecemos e devemos fortalecer ainda mais essa parceria com outras ações”.
Os modelos anatômicos são insumos fundamentais no Ciclo de Formação em Planejamento Reprodutivo, com foco na Inserção de DIU de Cobre e Retirada de Implante Subdérmico e são utilizados em estratégias de educação continuada voltadas à ampliação do número de profissionais habilitados para inserção de DIU de Cobre na rede municipal de saúde.
A entrega dos modelos tem como objetivo fortalecer a capacidade e técnicas dos profissionais da saúde da Atenção Primária e oferecer respostas adequadas e oportunas à demanda de inserção de DIU de Cobre e retirada de implantes subdérmicos, melhorando ainda mais o acesso aos serviços de saúde sexual e reprodutiva no município, incluindo a população refugiada e migrante em Boa Vista.
“A partir da multiplicação deste ciclo formativo junto a outros profissionais de saúde da rede local, espera-se que a iniciativa contribua para o alcance da estratégia global do UNFPA de zero necessidades não atendidas de contracepção até 2030”, ressaltou Astrid Bant, representante do UNFPA, no Brasil.
Parceria de sucesso - Desde 2020, a SMSA mantém parceria com a UNFPA com a realização de capacitação de profissionais na consulta com ênfase no planejamento Reprodutivo com a inserção do Dispositivo Intrauterino- DIU, com a finalidade de ampliar o acesso ao método contraceptivo para as mulheres.
Essa experiência já vivenciada no município foi vencedora recentemente no XXXVI Congresso CONASEMS em Campo Grande – MS. O município conquistou o 10 lugar, na temática Saúde Reprodutiva, pelo CONASEMS e também o 10 lugar no Prêmio “Saúde Reprodutiva para Todos: Acelerando o compromisso”, promovido pelo Fundo das Populações das Nações Unidas – UNFPA Brasil.