Segurança

SEGURANÇA - Agentes da Guarda Civil Municipal participam de treinamento especial

Ao todo, 29 agentes passaram por aperfeiçoamento em procedimentos operacionais de patrulhamento

Por Melissa Gomes

15/08/2022

Com intuito de aprimorar e aperfeiçoar as formas de abordagens e os procedimentos operacionais, na ultima sexta-feira,  os agentes da Guarda Civil Municipal de Boa Vista tiveram o dia de treinamento especial nas áreas técnicas e operacionais, com simulação de abordagens e busca pessoal com o Grupo Ações Motorizadas (GAM) e Canil, no prédio do Grupo Tático Municipal (GTAM).

Ao todo, 29 agentes participaram do aperfeiçoamento com duração de 8 horas mensalmente pelo GTAM que trouxe parte teórica, abordagens além de simulações reais aos agentes da GCM.

Ao todo, 29 agentes participaram do aperfeiçoamento com duração de 8 horas mensalmente pelo GTAM

“É necessário que os nossos agentes tenham o conhecimento para que eles continuem evoluindo no seu profissionalismo. A prefeitura vem investindo constantemente na segurança que resulta na capacitação dos nossos agentes em situações que precisam de atenção maior”, disse inspetor de Área Ronaldo Silva, coordenador do GTAM.

Conforme o GCM 1ª classe Ruan Fernandes, coordenador do GAM e um dos instrutores do treinamento, a realidade que as equipes de guardas municipais vivem, exigem preparo e equipamentos adequados.

"É uma unidade diferenciada, que atua em situações que o patrulhamento ordinário não consegue atuar", disse GCM 1ª classe Ruan Fernandes

“Os agentes estão revisando tudo aquilo que viram no curso de formação, com nivelamento de grupamentos operacionais e com isso tentamos manter um treinamento constante para nossa unidade. É uma unidade diferenciada, que atua em situações que o patrulhamento ordinário não consegue atuar, por isso tem treinamento a mais e diferenciados para quem atuam diretamente com o GTAM”, disse.

Investimentos – A Guarda Municipal de Boa Vista é uma das bem preparadas e equipadas do Brasil. Desde 2013, a prefeitura vem investindo para melhorar a segurança das pessoas do patrimônio público.

Em 2016, a GCM foi autorizada a utilizar arma de fogo dentro e fora da instituição. Já foram investidos mais de 10 milhões entre viaturas, motocicletas de alta cilindrada, Jet-ski, quadriciclos, armamento letal e não letal, coletes e Equipamentos de Proteção Individual.

Hoje, conta com 339 agentes efetivos e com uma estrutura moderna, dentro do prédio da Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Trânsito (SMST), além de contar com agrupamentos táticos como Grupo Tático Municipal (GTAM), Ronda Ostensiva Municipal (ROMU), Ciclopatrulha, Defesa Civil Municipal, Patrulha Maria da Penha e Grupo de Proteção Ambiental (GPA)

 

LINK: https://flic.kr/s/aHBqjA2HRo