Agricultura e Pecuária

Seminário destaca potencial da suinocultura em Roraima e as perspectivas para o crescimento do setor

Até sexta-feira, diversos assuntos sobre a “Suinocultura do Ano 2040” serão abordados no seminário

Por Karina Mota

16/08/2022 - Última atualização 18/08/2022

A criação de suínos ganha destaque como uma atividade de relevante importância no cenário econômico no país, com crescimento de 27,8% nos últimos cinco anos, segundo dados da Associação Brasileira de Criadores de Suínos (ABCS). E nesta terça-feira, 16, teve início o 1° Seminário de Suinocultura de Roraima, evento promovido pela Secretaria Municipal de Agricultura e Assuntos Indígenas (SMAAI) em parceria com a Cooperativa Roraimense de Suinocultores.

Até sexta-feira, 19, serão abordados temas como projetos de suinocultura, nutrição de suínos, manejo e aproveitamento de dejetos, licenciamento ambiental, bem estar animal, boas práticas de produção, melhoramento genético e manejo em suinocultura, além de visitas técnicas em instalações de criadores locais.

Em Boa Vista, também há investimentos na melhoria da qualidade e sanidade dos produtos de origem animal, onde a SMAAI é responsável pela fiscalização e inspeção do abatedouro de animais de pequeno porte, bem como na concessão do Selo de Inspeção Municipal (SIM) para estes produtos.

“O Plano Municipal de Desenvolvimento do Agronegócio (PMDA) também contribui para fortalecer o setor. Os insumos agrícolas que fornecemos todos os anos para os agricultores familiares são fundamentais para a produção de diversas culturas, como o milho, um dos principais componentes da ração para suínos. Muitos destes agricultores têm a suinocultura como atividade paralela e dependem de uma boa safra de grãos para alimentar os animais durante todo o ano. Desta forma, o agricultor gera renda ao comercializar o excedente da produção e minimiza os custos operacionais da atividade de suinocultura em sua propriedade ao destinar parte da colheita para alimentar estes animais”, explicou o secretário adjunto de Agricultura do Município, Cezar Riva.

O palestrante Eduardo Von Atzingen, 75, é um profissional reconhecido nacionalmente com mais de quarenta anos de experiência em suinocultura e melhoramento genético. “A ideia deste seminário é preparar os interessados para investir nesse ramo, aprendendo a forma correta de manejo, criação e quanto é rentável investir para o comércio local. Roraima tem potencial para ser um grande polo de suinocultura”, disse.

As quatro raças apontadas como mais promissoras são a Pietrain, Duroc, Landrace e Large White. Segundo Fernando Carvalho, administrador da granja São Roque do Paraná, que esteve presente no seminário e aprovou a iniciativa. “A dificuldade do estado hoje é saber se os animais adquiridos no Sul do Brasil chegarão vivos, por ser uma viagem longa. Agora estamos trazemos a possibilidade da criação local. A granja tem mais de 70 anos de experiência no mercado”, disse.

O zootecnista Ricardo Almeida foi um dos participantes do I Seminário de Suínocultura de Roraima

Ricardo Almeida, zootecnista e suinocultor em Roraima, se surpreendeu com o primeiro dia de programação. “Eu fiquei surpreso com as raças, a qualidade que podemos trabalhar aqui nessa região. Há dois anos deixei o Sul do país para morar em Roraima e investir nesse ramo. Certeza que vou continuar acreditando no potencial”. disse.

Confira a programação dos próximos dias de evento:

17 de Agosto (Quarta-Feira)
08h às 10h – Manejo dos dejetos de suínos
10h às 12h – Licenciamento Ambiental
14h às 18h – Bem-estar animal e Boas Práticas de Produção

18 de Agosto (Quinta-Feira)
8h às 12h – Manejo em suinocultura
14h às 18h – Manejo em suinocultura

19 de Agosto (Sexta-Feira)
Visitas a suinocultores da Região

PALESTRANTE: