Agricultura e Pecuária

AGRICULTURA FAMILIAR - Com novo maquinário, prefeitura ajuda produtores na colheita de batata-doce

Colheitadeira entregue pela Prefeitura de Boa Vista tem levado mais praticidade aos agricultores

Por Karina Mota

21/09/2022 - Última atualização 21/09/2022

Produtores da agricultura familiar do PA Nova Amazônia, na zona Rural de Boa Vista, agora contam com um novo implemento, que foi entregue pela Prefeitura de Boa Vista no primeiro semestre deste ano. Trata-se de uma colheitadeira, que foi usada pela primeira vez nesta terça-feira, 20, durante a colheita de batata-doce e que tem levado mais praticidade para os agricultores da região.

A assistência técnica é fornecida pela Secretaria Municipal de Agricultura e Assuntos Indígenas (SMAAI), o que garante aos agricultores mais segurança em todas as etapas de produção. De acordo com o prefeito Arthur Henrique, a agricultura familiar de Boa Vista tem se destacado por conta do aumento das áreas cultivadas, pela diversificação dos produtos e pela produtividade alcançada.

“A SMAAI leva todo o suporte necessário para os agricultores no campo, através do Plano Municipal de Desenvolvimento do Agronegócio (PMDA). Especificamente no caso da batata-doce, registramos excelentes números em termos de produtividade. Recentemente trouxemos do Rio Grande do Sul outras cultivares que estamos multiplicando no nosso Centro de Difusão Tecnológica para posteriormente fornecermos mudas de qualidade aos agricultores”, disse o prefeito.

Colheitadeira tem levado mais praticidade para os agricultores que são assistidos pela Prefeitura de Boa Vista

A batata-doce, antes importada de outras regiões, hoje já conta com diversos produtores de Boa Vista que, inclusive, enviam parte da produção para Manaus. Dada sua características nutricionais, o tubérculo já faz parte da merenda escolar do município, tanto in natura, quanto em forma de farinha.

“A disponibilização deste novo equipamento aos agricultores mostra que acreditamos na manutenção e ampliação deste projeto e estamos investindo para produzir com mais qualidade, reduzindo as perdas causadas por avarias ao produto durante a colheita manual. Isso resulta em maior ganho para os trabalhadores do campo“, destacou o secretário adjunto da SMAAI Cezar Riva.

A agricultura Sulamita de Freitas, está no seu segundo plantio de batata-doce. Agora ela observa a facilidade na colheita.” Antes era necessário alguns ajudantes para fazer todo o trabalho manual, escavação e retirada da batata. Agora com o apoio da prefeitura temos essa arrancadeira que colhemos mais rápido e diminuímos o trabalho manual, chegando para venda de forma mais rápida”. disse a agricultora.

Casal que sonha junto, planta e colhe

Assim, está sendo a parceria de Sulamita e o marido Geovanny Garrido. Os dois decidiram aumentar ainda mais o sonho na agricultura e estão em busca de ter mais variedades de batata-doce.

Sulamita e Geovanny utilizaram o maquinário para a colheita de batata-doce e agora buscam novas variedades

“Iniciamos plantando melancia em apenas um hectare, agora temos dois de batata-doce. Nosso projeto é ter a variedade de batata roxa e branca e aumentar nossas vendas na feira. A prefeitura vem nos apoiado bastante, por isso, também vamos iniciar o plantio de melancia no final do próximo mês, sendo mais uma fonte de renda extra” disse Geovanny Garrido agricultor.

Polo da Batata-doce – O projeto foi criado em 2017 e ajuda cerca de 30 famílias na agricultura familiar, fornecendo máquinas, equipamentos e insumos, além da assistência técnica da equipe da secretaria.

FOTOS:
Katarine Almeida - https://flic.kr/s/aHBqjA7PPd