Agricultura e Pecuária

AGRICULTURA FAMILIAR - Encerrou-se ontem o prazo para solicitação de calcário para o preparo do solo e plantio no primeiro semestre de 2023

Edital está aberto desde o dia 1° de agosto, para a solicitação desse insumo através do Plano de Desenvolvimento do Agronegócio (PMDA)

Por Karina Mota

01/09/2022 - Última atualização 01/09/2022

O calcário agrícola fornecido nesse segundo semestre pelo Plano Municipal de Desenvolvimento do Agronegócio (PMDA), é fundamental para a correção do solo e aumento da produtividade. Por isso, a Secretária de Agricultura e Assuntos Indígenas (SMAAI) desde o dia 1° de agosto até esta quarta-feira, 31, fez a distribuição desse insumo para os solicitantes do PMDA.

Nesta terça-feira, 30, aconteceu na região do Truaru uma reunião para tratar da logística para transporte e incorporação deste insumo até o final do ano, deixando as áreas preparadas para receber o plantio no período de chuvas em 2023.

“Reunimos os agricultores para alertar sobre o encerramento do prazo para as solicitações do calcário e para acertar os detalhes de incorporação do calcário ao solo. Nessa região teremos abertura de novas áreas de plantio em 2023. Por isso, é necessário realizar este trabalho com bastante antecedência para que a reação do produto aconteça dentro do tempo necessário e assim a área esteja apta a receber o plantio que deverá acontecer entre maio e junho do próximo ano”, disse Cezar Riva, Secretário Adjunto da Smaai.

Agricultores também foram orientados sobre a abertura de novas áreas de plantio 2023

Além do calcário, os agricultores podem ter acesso as máquinas de última geração da Prefeitura de Boa Vista, como tratores equipados com computador de bordo e GPS além de incorporadoras de calcário com taxa variável, que fazem a distribuição da quantidade programada de maneira uniforme no solo. Técnicos da SMAAI acompanham todo esse processo, fornecendo assistência técnica para os agricultores esclarecendo dúvidas sobre as culturas que pretendem plantar.

Eucilene Fernandes da Silva, faz parte desde 2018 do PMDA, ela que sustenta a família por meio da agricultura, agradece o apoio. “Toda a minha renda vem da agricultura. Trabalho com a minha mãe e meu filho e agora consegui comprar o calcário com 50% de desconto. Vou fazer dois hectares de plantio de milho na cultura de inverno. Desde que encontrei os técnicos da Secretaria Municipal de Agricultura nessa região, sempre recebi o apoio necessário e me incentivaram e me ajudaram a cuidar do meu plantio. Hoje vendo na feira da capital e forneço batata e milho no Sesc” disse a agricultora.

Há seis meses Ronaldo Bruno conheceu o PMDA, solicitou a inscrição pela associação do Truaru e agora vai ser dono do seu primeiro hectare de milho. “Estou muito animado para a minha primeira safra de milho. Garanti a correção do solo com o calcário, pois sem ele o milho não se desenvolve” disse.

O PMDA é dividido em duas fases. No 1° semestre, a distribuição de insumos como, sementes, NPK, fósforo, ureia e potássio, tem foco voltado principalmente para o plantio de grãos como milho e soja. No 2° semestre, visa atender ao plantio de feijão, batata doce, melancia, melão, hortaliças, podendo inclusive se plantar milho novamente, desde que a propriedade conte com sistema de irrigação instalado. Somente em 2022, 420 famílias já foram atendidas pelo Plano, cujas áreas de mais de 530 hectares já receberam ou estão recebendo correção de solo e/ou plantio de diversas culturas que abastecem o mercado de Boa Vista e de Manaus.

 

__________________________

FOTOS:

Jonathas Oliveira - https://flic.kr/s/aHBqjA59yu