Educação

ARTE E INCLUSÃO - Centro Municipal de Educação Especial expõe projetos e atividades que auxiliam os alunos atendidos na unidade

Todos os projetos foram desenvolvidos com as crianças nos últimos quatro meses no Centro Municipal Integrado de Educação Especial

Por Edson Ribeiro

21/09/2022 - Última atualização 21/09/2022

Nesta quarta-feira, 21, data em que se comemora o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, o Centro Municipal Integrado de Educação Especial (CMIEE) promoveu uma mostra do Projeto Arte e Inclusão, com a exposição dos trabalhos de artes desenvolvidos nos últimos quatro meses. Durante todo o dia, o local estará com programação para as crianças atendidas na unidade e suas famílias.

O evento se iniciou com música do Instituto Boa Vista de Música (IBVM) e exposições de trabalhos como pintura, escultura, fotografia, teatro de fantoches, música, demonstração do game terapia (jogos eletrônicos). Foi aberto para os pais e a comunidade em geral participarem, e as atividades contam com a participação de profissionais do centro, como psicólogos, pedagogos, fisioterapeutas e fonoaudiólogos.

Para a Gestora do CMIEE, Anne Caroline, o objetivo do evento é apresentar todos os projetos que foram desenvolvidos nas salas de atendimentos com as crianças. “Ao longo do dia estamos com a culminância dos nossos projetos realizados pelos nossos profissionais. Por isso convidamos os pais e toda a comunidade para visitar e conhecer de perto as atividades realizadas pelas crianças do Centro Municipal Integrado de Educação Especial”, disse Anne.

No projeto fotográfico “Revelando Emoções”, por exemplo, a ideia foi estabelecer uma comunicação mais próxima entre aluno, família e o Centro Municipal. Quem também foi conferir a exposição, foi a senhora Lucimar Menezes, mãe do Davi de 6 anos de idade. Para ela o evento é importante, pois mostra um pouco das atividades desenvolvidas no CMIEE.

“Esta exposição é muito importante, até para a gente ter uma noção do que os profissionais vêm fazendo. Por exemplo, aqui eu vi os desenhos do Davi, achei muito legal. Isso só comprova a evolução que meu filho teve desde que entrou aqui há um ano. Hoje eu percebo o comportamento do Davi antes e depois que chegou aqui no Centrinho”, explicou Lucimar.

Márcia Greco, mãe da pequena Yasmim, 5 anos, também elogiou a divulgação dos trabalhos. “É muito importante divulgar as atividades realizadas aqui, isto precisa ser visto, pois é um trabalho que a prefeitura faz com muito amor e muita atenção”, disse.

Centro Municipal Integrado de Educação Especial – Serviço Multidisciplinar

O Centro Municipal Integrado de Educação Especial (CMIEE) é uma instituição que conta com uma equipe multidisciplinar de Pedagogos, Assistentes Sociais, Terapeutas Ocupacionais, Fisioterapeutas, Psicólogos e Fonoaudiólogos que fazem os atendimentos de alunos público-alvo da educação Especial da rede pública e privada. Hoje, 223 alunos se encontram matriculados e em atendimento na unidade.

FOTOS (CRÉDITOS)

Katarine Almeida - https://flic.kr/s/aHBqjA81r2