Saúde

CEREST-BV - Profissionais de UBS´s de Boa Vista participam de oficinas sobre saúde do trabalhador

Proposta é promover iniciativas educacionais para a formação de profissionais do Sistema Único de Saúde

Por SEMUC

29/09/2022

O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador Regional Centro Norte – CEREST/BV promoveu durante essa semana, no Teatro Municipal, uma série de Oficinas para os profissionais da Rede de Atenção Básica de Saúde do município de Boa Vista. A ideia é divulgar a Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (RENAST) e sua inserção na Rede de Atenção à Saúde (RAS) do Sistema Único de Saúde (SUS).

“Estamos desenvolvendo esse ciclo de oficinas com a finalidade de divulgar e integrar a própria rede de assistência, esclarecendo a competência de cada uma e fortalecer assim a saúde e a segurança do profissional em seu ambiente de trabalho”, destaca o cirurgião dentista do Cerest-BV, José Soares de Sousa Júnior.

O Programa de Educação Permanente em Saúde do trabalhador e da Trabalhadora (PEPSATT) consiste em uma estratégia organizada e coordenada para ofertar e promover iniciativas educacionais para a formação de profissionais do Sistema Único de Saúde nos temas de Saúde do Trabalhador.

O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador Regional Centro Norte promove a Oficina de Fortalecimento da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (PNSTT) e construção de ações em saúde do trabalhador nos municípios de abrangência. Ele tem como objetivo compreender a realidade da Saúde do Trabalhador e fortalecer a PNSTT, no âmbito da saúde, adoecimento e trabalho, assim como conhecer as responsabilidades do SUS no cuidado ao trabalhador.

____________________________

Fotos: