Assistência Social

FAMÍLIA QUE ACOLHE - Em nove anos programa já acompanhou mais de 26 mil gestações em Boa Vista

Milhares de famílias tiveram suas vidas transformadas, através de um dos maiores programas de desenvolvimento da primeira infância do Brasil

Por Ceiça Chaves

23/09/2022 - Última atualização 23/09/2022

Nesta sexta-feira, 23, o Programa Família que Acolhe (FQA) completa 9 anos de existência. A data é histórica para Boa Vista, pois revolucionou o olhar e o cuidado para esta fase tão importante da vida, que vai da gestação aos seis anos de idade. Na Capital da Primeira Infância, o acompanhamento já começa desde o ventre até a vida escolar dos pequenos. Cerca de 26,3 mil gestações já foram assistidas e as famílias tiveram suas vidas transformadas.

Uma dessas famílias é a da Maryohanna da Silva, 22 anos. Quando iniciou sua jornada materna em 2015, o programa foi sua base de apoio na criação dos seus três filhos. Hoje, a Nathaly Safira, de 6 anos, e o Sebastian Miguel, 3 anos, já estão nas escolinhas da prefeitura e o caçula Nicolas Gael, de 2 meses, continua em acompanhamento no programa. Para Mary, toda essa rede de serviços a ensinou a ser a mãe que seus filhos merecem.

Maryohanna teve todo o apoio do FQA nas três gestações e continua em acompanhamento pelo programa

“O FQA é um programa maravilhoso, veio realmente para mudar a vida das pessoas. Além de ter me ajudado pelos benefícios e os serviços em diversas áreas, também é um local de grandes aprendizados. Aqui nos ensinam a fortalecer esse vínculo com os nossos filhos. Muitas mães de primeira viagem encontram no Família que Acolhe, o que precisam. O programa está de parabéns por nos proporcionar muitas coisas boas”, disse.

Atualmente, cerca de 7 mil beneficiárias continuam ativas e desfrutam dos serviços e benefícios. Além dos encontros da Universidade do Bebê, principal atividade do programa, as famílias também contam com consultas médicas, puericultura, planejamento familiar, tem sala de vacina e farmácia. Recebem enxovais e leite para crianças a partir de 1 ano, e quando são assíduas, a vaga na creche é garantida.

A beneficiária Beatriz Juliana da Silva com o filho Elias Jó e a sua facilitadora do Cras São Francisco

O programa cresceu tanto nos últimos anos que, em 2021, foi descentralizado para os Centros de Referência e Assistência Social e ficou mais próximo das pessoas. A dona de casa, Beatriz Juliana da Silva, mãe do pequeno Elias Jó, de 3 anos, amou a iniciativa. Mesmo sendo atendida, inicialmente, por meio das visitações domiciliares, hoje é nos pequenos grupos do Cras São Francisco, que ela participa dos encontros quinzenais.

“Sinto muito orgulho de fazer parte do Família que Acolhe. Tenho três filhos e o Elias foi o único que teve esse privilégio de ser acompanhado. Me dedico todos os dias com a ajuda das facilitadoras, para que ele se desenvolva em todos os sentidos e cresça de forma saudável. O programa está de parabéns pelos seus 9 anos de muita dedicação às crianças de Boa Vista”, declarou.

O programa cresceu nos últimos anos que, em 2021, foi descentralizado para os Centros de Referência e Assistência Social

Paternidade Boa - Campanha incentiva uma maior participação dos pais na rotina dos filhos

Se engana quem pensa que o Família que Acolhe é só para mamães. Os papais também são essenciais para o desenvolvimento da criança. Desde 2021, a campanha Pacto Pela Paternidade Boa vem incentivando uma maior participação deles na rotina dos filhos, seja nos encontros da Universidade do Bebê (FQA), nas atividades e reuniões escolares, nas consultas médicas ou na convivência do dia a dia.

Curiosidades sobre o programa que você precisa saber

* Boa Vista foi a primeira capital brasileira a instituir um programa de primeira Infância que atende as famílias em encontros de grupos e visitação domiciliar;

* O programa deu início ao processo de transformação urbana, e a cidade foi reconhecida como a Capital da Primeira Infância;

* Ao longo de 9 anos, atraiu pessoas do Brasil e do Mundo. Surgiram grandes parcerias nacionais e internacionais;

* Serviu de modelo para a criação do Programa Criança Feliz, do Governo Federal em 2016;

* Foi a primeira cidade brasileira a desenvolver a metodologia jamaicana de fortalecimento parental e desenvolvimento infantil por meio das visitações domiciliares, em 2017;

* Como exemplo para o Brasil, em 2019, Boa Vista sediou pela primeira vez o Fórum Nacional da Primeira Infância;

* Como referência, Boa Vista sediou este ano o 1º Encontro da Rede Urban95 no Brasil

Prêmios e reconhecimentos nacionais pelo trabalho voltado a primeira infância:

•Prêmio Prefeito Amigo da Criança – Categoria Boas Práticas (Junho 2016)
• Prêmio Cidades Sustentáveis 2019: Redução das Desigualdades - Tema Acesso a Serviços – 2º lugar na Categoria Cidades Médias (Setembro 2019)
• Prêmio do Conselho Nacional de Justiça de Boas Práticas para a Primeira Infância – 2º lugar na categoria Governo (Dezembro 2019)
•Reconhecimento de Boa Prática do Comitê Gestor Intersetorial da Primeira Infância (Agosto 2021)

FOTOS (CRÉDITOS)

Wélika Matos e Katarine Almeida: https://flic.kr/s/aHBqjA81L9 (personagens)

Katarine Almeida: https://flic.kr/s/aHBqjA2pfg (Pacto Pela Paternidade)

Arquivo geral: https://flic.kr/s/aHBqjzX7Ae