Saúde

SEMANA DO BEBÊ 2022 - Atividades reforçam os cuidados e atenção na fase mais importante da vida

Semana intensa de ações. Já teve show de palhágica na abertura, palestras, mini oficinas, shantala, dança materna, rodas de conversas e muito mais

Por Ceiça Chaves

21/09/2022 - Última atualização 21/09/2022

Com o tema “Fortalecendo o cuidado para o desenvolvimento do bebê”, as ações da Semana do Bebê em Boa Vista estão acontecendo e reforçando ainda mais a política de primeira infância na cidade. Já teve show de palhágica, palestras, mini oficinas em Primeira Infância, massagem shantala, dança materna e rodas de conversas. Mais atividades ainda vão acontecer nos próximos dias até a comemoração dos 9 anos de criação do Programa Família que Acolhe, na sexta-feira, 23.

Este ano, a prefeitura abrangeu as ações na macroárea 7, região e bairros em torno do Pintolândia. Entre as atividades que já aconteceram está o show do Palhágico Chouchou na abertura da semana na Praça de Eventos Aderval da Rocha Ferreira. As unidades básicas de Saúde Lupércio Lima, a do Senador Hélio Campos e Santa Luzia também entraram com programações voltadas à primeira infância.

"Aprendi muita coisa aqui e vou levar para minha rotina com a chegada do bebê”, disse Joice Trajano

Na terça-feira, 20, as servidoras gestantes participaram de uma mini oficina no Centro de Ciência, Tecnologia e inovação (CCTI), onde aprenderam sobre os cuidados básicos com o recém-nascido, como banho, amamentação, higiene pessoal do bebê e outros assuntos que geram dúvidas para as mães, em especial àquelas de primeira viagem. É o caso da servidora municipal, Joice Trajano, 40 anos, que está com 5 meses de gestação, à espera do seu primeiro filho, o Enrico.

“Foi uma honra participar. Eu como mãe de primeira viagem, primeiro filho aos 40 anos de idade, estou muito tensa de como vai ser essa chegada. Estava me preparando para pagar um curso particular, justamente para aprender esses primeiros cuidados. E saber que a prefeitura abriu espaço para as servidoras grávidas nessa semana do bebê foi de muita alegria. Aprendi muita coisa aqui e vou levar para minha rotina com a chegada do bebê”, disse.

A dança materna é uma atividade que proporciona o relaxamento da mãe e seu bebê
A dança materna é uma atividade que proporciona o relaxamento da mãe e seu bebê

Durante a tarde, um grupo de mães com bebês se reuniu na sede do Família que Acolhe para a prática da dança materna, uma atividade que proporciona o relaxamento da mãe e seu bebê e ajuda no fortalecimento do vínculo afetivo através do movimento do corpo, do olhar e do toque suave.

Já nesta quarta-feira, 21, foi a vez das mamães praticarem a shantala em seus bebês, uma massagem indiana que favorece inúmeros benefícios para as crianças em seus primeiros meses, após o nascimento. A shantala é uma atividade extra do programa Família que Acolhe e sempre entra na programação da Semana do Bebê.

Mamães praticam a Shantala, uma massagem indiana que favorece inúmeros benefícios para as crianças em seus primeiros meses

Para a beneficiária, Fernanda Araújo, 29 anos, foi um momento bem especial para ela e seu bebê Luiz Felipe, 2 meses. “É bem importante participar dessas atividades do programa. A massagem foi bem relaxante para ele. Aqui no programa desfazem certos mitos que a gente vai acreditando, em relação ao desenvolvimento, amamentação e alimentação. O programa nos auxilia e mostra como devemos proceder nos cuidados com nossos filhos”, disse.

Confira as demais atividades da Semana do Bebê

21/09

Tarde: 16h30, Creche Núcleo Senador Hélio Campos – Encontro com os pais. Palestra “A escola e o autismo na Primeira Infância”.

22/09

Manhã: 9h, Parque Germano Augusto - Piquenique com gestantes com a participação da Influencer Sonja Chacon.

Tarde: 15h, auditório FQA : CINEMA DA PATERNIDADE

Os pais da macro 7 vão assistir ao filme: Paternidade. Terá lanche e brinde surpresa da prefeitura

23/09

Manhã: 9h, sede Família que Acolhe - ABERTURA DE ANIVERSÁRIO de 9 ANOS do FQA E ENCERRAMENTO DA SEMANA DO BEBÊ 2022.

____________________

FOTOS (CRÉDITOS)

Andrezza Mariot: https://flic.kr/s/aHBqjA7KXP (Show do Palhágico Chouchou)

Katarine Almeida: https://flic.kr/s/aHBqjA7ELt (ação na UBS Lupércio Lima)

Wélika Matos: https://flic.kr/s/aHBqjA7R6c (Mini Oficina em Primeira Infância)

Andrezza Mariot: https://flic.kr/s/aHBqjA84jT (Dança materna com os bebês)

Wélika Matos: https://flic.kr/s/aHBqjA815K (atividade de Shantala)