Segurança

SOU CRIANÇA, SOU CIDADÃ - Projeto da Guarda Municipal leva alunos para conhecerem a rotina na sede da secretaria

As visitações ocorrerão em três dias. Até sexta-feira, 23, cerca de 730 crianças visitarão a unidade

Por Melissa Gomes

22/09/2022

A aula dessa quarta-feira, 21, foi diferente para os alunos da Escola Municipal Professora Glemíria Gonzada Andrade. Através do projeto “Sou criança, sou cidadã”, da Guarda Civil Municipal, as crianças visitaram a sede da Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Trânsito (SMST). São três dias de visitações, e até sexta-feira, 23, cerca de 730 crianças visitarão a unidade.

O objetivo da ação é trazer conhecimentos de cidadania aos alunos da rede municipal de ensino. Dentre os temas abordados foram: “Quanto mais esperto melhor”, “Não ao Bullying”, “Sou criança, sou cidadã”, “Respeito é bom e todo mundo gosta”, “Patrimônio Público, herança sua” e “Droga, é uma droga”.

“Desenvolvemos esse projeto com vários assuntos importantes e que às vezes são vividos por elas mesmas, dentro ou fora da sala de aula, como por exemplo o bullying. Fizemos um levantamento relacionando os principais contextos que hoje enfrentamos dentro das escolas, e nesse primeiro dia de visita tem dado ceto. Esse projeto é justamente para levar um pouco de cidadania a essas crianças, além da valorização da segurança pública”, disse o superintendente Tiago Ribeiro.

“As crianças estão encantadas, porque é um ambiente diferente, fora da sala de aula. Isso faz com que elas comecem a refletir sobre repeito a cidadania, a segurança pública, trânsito, ao coleguinha da sala de aula e entre outros. Para eles está sendo uma inspiração em ver a guarda municipal de perto”, disse a gestora da escola, Francisca Araújo.

Além das palestras a criançada interagiu com os guardas, conheceram um pouco da história da instituição e os equipamentos e viaturas de patrulhamento. A aluna Sasha Lemos, de 9 anos, disse que quando crescer quer ser uma guarda municipal. “É primeira vez que vejo um guarda de perto, quando eu crescer quero ser uma guarda também. Eu gostei muito da aula de hoje e aprendi a respeitar o colega”, disse a aluna.

FOTOS (CRÉDITOS)

Wélika Matos: https://flic.kr/s/aHBqjA85Hx