Saúde

COVID-19 - Crianças de seis meses a menores de cinco anos sem comorbidades já podem receber vacina contra a Covid

As doses da vacina estão disponíveis nas UBSs que possuem sala de vacina a partir desta segunda-feira, 2

02/01/2023

A Prefeitura de Boa Vista começou, nesta segunda-feira, 2, a aplicar a primeira dose da vacina contra Covid-19 em bebês de 6 meses a crianças de 4 anos, 11 meses e 29 dias, sem comorbidades.

Esse público poderá receber a Pfizer Baby de segunda a sexta-feira, nas 32 unidades básicas de saúde que possuem sala de vacina, conforme horário de funcionamento de cada uma e ainda em algumas unidades que funcionam aos sábados.

A coordenadora municipal de imunização Christianny Filgueiras Marques Paiva ressalta a importância da vacina.

Christianny Filgueiras, coordenadora municipal de Imunização

“Iniciamos o ano com sucesso, para as crianças da capital da Primeira Infância, fazendo a vacinação nas crianças sem comorbidades, disponível a partir de hoje em todas as unidades com salas de vacina. Essa é uma etapa importante de prevenção infantil e retorno as aulas, aproveitar ainda o período de férias para atualização da caderneta das crianças, além de reduzir o número de vírus na capital”.

A ampliação segue recomendação do Ministério da Saúde e é uma das medidas da gestão como prioridade no cuidado à saúde da Primeira Infância.

Também podem se vacinar os bebês de 6 meses a 2 anos, 11 meses e 29 dias, com comorbidades, já convocados mas que ainda não receberam o imunizante.

Outras vacinas – Além do imunizante contra a Covid-19, as unidades também disponibilizam a vacina contra gripe (vírus influenza), para pessoas de 6 meses de vida ou mais, que pode ser aplicada no mesmo dia da vacina contra Covid-19. Não há mais necessidade de intervalo de 15 dias entre os imunizantes.

Também é possível receber outras vacinas do Calendário Nacional de Imunização, caso a criança esteja em atraso ou dentro da data.

-----------------------------------------------------------------------

Fotos: Andrezza Mariot – https://bit.ly/3jI7Dh6