Economia

DESCOMPLICA - Prefeitura dispensa alvará de funcionamento para 940 atividades consideradas de baixo risco

Também foi publicado um decreto que institui o CNPJ como único código de acesso aos serviços das finanças, tornando Boa Vista uma das primeiras capitais do Brasil a adotar a medida

Por Ana Gabriela Gomes

14/01/2023 - Última atualização 14/01/2023

Alô, empreendedor! A Prefeitura de Boa Vista publicou no Diário Oficial da última quinta-feira, 12, dois novos decretos do Programa Descomplica – Fase 2. As medidas vão desde a dispensa de alvará para atividades de baixo risco até a implantação do Cadastro Nacional da Pessoal Jurídica (CNPJ) como identificador único junto ao sistema da Secretaria Municipal de Planejamento e Finanças.

O Decreto 006/E amplia de 300 para 940 as atividades consideradas de baixo risco, conforme os termos previstos na Lei Nacional nº 13.874/2019 (institui a Declaração de Direitos de Liberdade Econômica). Consta no decreto também a instituição do certificado de dispensa de Alvará de funcionamento para estas atividades classificadas como baixo risco.

No entanto, conforme pontuou o prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique, o certificado não isenta as empresas de cumprir todas as normas legais vigentes, como ambiental e sanitária.

“O Descomplica vem com a proposta de facilitar a vida do empreendedor, que já é bastante complicada. E essas novas medidas, em particular o Decreto 006/E, vão ajudar ainda mais quem estiver abrindo sua empresa. É a desburocratização que todos aguardam e merecem”, disse Arthur Henrique.

A lista completa das atividades reconhecidas como baixo risco, está no Diário Oficial do Município (DOM).

CNPJ ÚNICO – Já o Decreto 008/E cria o Programa de Implantação do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) Único, implementando o número do CNPJ como principal código de acesso aos serviços da Secretaria Municipal de Economia, Planejamento e Finanças (SEPF). Com esta iniciativa, Boa Vista se torna uma das primeiras capitais brasileiras a adotar a medida, que vai facilitar a vida da classe empresarial.

“A identificação do contribuinte será feita com todas as informações dele que constam no nosso banco de dados. A ideia é simplificar e facilitar o processo de inscrição dos contribuintes dos tributos municipais, alteração cadastral e mais. Ou seja, só com o CNPJ, o contribuinte tem acesso a todos os serviços de Finanças”, disse o secretário municipal Márcio Vinícius.

FOTO (Créditos)

Giovani Oliveira