Transporte Urbano

Frota de ônibus passa por vistoria antes do início das aulas em Boa Vista

Todos os 76 veículos que circulam por Boa Vista passam por vistorias a cada semestre para garantir a qualidade do serviço prestado à população

Por Isaque Santiago

22/01/2023 - Última atualização 22/01/2023

O ano letivo de 2023 está prestes a começar e boa parte dos alunos das escolas da rede pública de Boa Vista utilizam o transporte público para chegar até a escola e voltar para casa. Para garantir a segurança não só dos estudantes, mas de todos os usuários, a Prefeitura de Boa Vista aproveitou este final de semana, dias 21 e 22, para vistoriar os 76 veículos que operam na cidade.

A ação da equipe de fiscalização da Empresa de Desenvolvimento Urbano e Habitacional (Emhur) aconteceu na garagem da empresa que tem a concessão do transporte público em Boa Vista, no bairro Alvorada. “Aproveitamos a redução na demanda ocasionada pelo período de férias escolares e escolhemos um final de semana para não prejudicar a população que depende do serviço nos dias úteis”, explicou Kelly Salles, chefe do Departamento de Fiscalização Técnica.

A vistoria é feita a cada semestre, para verificar se todos os ônibus estão com a documentação e os itens de segurança em dia. “Verificamos itens de segurança como as luzes do veículo, os freios e a luz de ré. Também verificamos se tem para-brisa trincado ou alguma coisa com defeito. Outra situação é o funcionamento do elevador usado para que os usuários cadeirantes possam adentrar os ônibus. Além disso, também checamos a conservação dos veículos em geral, olhamos os pneus e demais itens”, pontuou.

Entre os itens que são verificados estão: extintor de incêndio, buzina, triângulo, corda/cigarra, placa de rota, placa de itinerário, luz de freio, luz de ré, piscas, portas, pneus e acessibilidade. A Emhur não se limita apenas às vistorias semestrais. Caso seja necessário, a equipe também faz o serviço ao longo do ano.

“Estamos sempre atentos às demandas da população e a qualquer momento que somos solicitados, se houver necessidade, nos dirigimos à empresa para verificar o ônibus em específico ou a frota em geral”, declarou Kelly.

Transporte público em Boa Vista - A Capital hoje conta com 18 linhas de ônibus e 76 veículos. Ao todo são 600 abrigos de ônibus espalhados pela cidade, destes 75 são climatizados, dando um ar de modernidade.

_________________

FOTOS (Créditos)