Serviços Públicos

PREFEITURA ALERTA - Descarte de lixo de forma incorreta favorece o aparecimento de pragas e proliferação de doenças

Entulhos e galhadas são responsabilidades do morador e não devem ser descartados indevidamente na frente das casas

Por Suyla Natanna

24/01/2023

Ruas limpas, canteiros bem cuidados, lixo doméstico recolhido todos os dias, são apenas algumas ações que mostram o empenho da Prefeitura para tornar Boa Vista um lugar ainda melhor para se viver. Um trabalho desenvolvido constantemente, que acaba sendo prejudicado devido a um hábito antigo, mas ainda comum: o descarte inadequado de resíduos sólidos.

Seja lixo domiciliar, entulhos ou galhadas, se desfazer de qualquer resíduo de maneira incorreta, gera transtornos. O acumulo desses materiais nas vias, atrapalha a passagem de pedestres, provoca mau cheiro, atrai animais causadores de doenças e, ainda, em caso de chuvas, pode se deslocar ocasionando o entupimento dos sistemas de drenagem, e, consequentemente, alagamentos na cidade.

“Nossas ações são contínuas, não deixamos acumular, mesmo assim, são toneladas de lixo retiradas das ruas, que nos dias de chuva são facilmente arrastadas para os canais de escoamento. Quando as redes de drenagem entopem, demora para que a água seque e gera um grande transtorno para todos”, salientou o Secretário de Serviços Públicos, Thiago Amorim.

O acúmulo de lixo pode se ocasionar o entupimento dos sistemas de drenagem, e, consequentemente, alagamentos na cidade

Para evitar que esses problemas ocorram, todo cidadão precisa fazer a sua parte, ficando atento aos dias e horários de coleta. Os resíduos domiciliares devem ser colocados para fora, somente nos períodos que os caminhões forem passar pelo bairro. Isso ocorre pelo menos três vezes por semana, em dias alternados, conforme calendário programado pela empresa coletora (Calendário de Coleta de Lixo).

ENTULHOS E GALHADAS são de responsabilidade do morador: Diferente do lixo doméstico, por se tratarem de resíduos volumosos, as galhadas e entulhos não são de responsabilidade do município e sim do morador. Em Boa Vista tem inúmeras empresas particulares que prestam o serviço de recolhimento do material, mediante pagamento.

Um serviço que também pode ser solicitado e agendado no site da Prefeitura. Pelo município, o recolhimento de galhadas custa R$ 200,00 e entulhos no valor de R$ 300,00. Neste caso, os resíduos só devem ser colocados em frente do imóvel após a solicitação do serviço. O que não pode é descartá-los indevidamente nas ruas, em frente das casas ou nas calçadas.

As galhadas e entulhos não são de responsabilidade do município e sim do morador

O que diz o Código de Postura do Município - Quem infringe esta importante regra do código pode ser penalizado. A multa acaba saindo mais cara do que a taxa cobrada pelo serviço. O valor mínimo é de R$ 600 e aumenta conforme o volume de material, não isentando o morador de pagar pelo recolhimento.

DESAFIO: Produzir menos lixo ainda é um grande desafio. Em média, são recolhidas, diariamente, mais de 600 toneladas de resíduos. Em 2022 as equipes tiraram das ruas quase 300 mil toneladas. E, embora Boa Vista esteja avançando na implantação do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, esse número ainda preocupa, principalmente por não terem a destinação correta.

“A Prefeitura vem fazendo a sua parte, organizando os processos e colocando em prática as ações e diretrizes do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos. Mas é importante que a população entenda a sua parcela de responsabilidade, respeitando os dias de coleta, solicitando a retirada de galhadas e entulhos e não descartando em qualquer lugar” disse o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Alexandre Santos.

FISCALIZAÇÃO E DENÚNCIA

Além da fiscalização realizada efetivamente para coibir essa prática, a população também deve denunciar quem deixa entulhos e galhadas nas ruas, por meio da Central de Atendimento 156. A ligação é gratuita e o telefone funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana.