Concurso Público

REFORÇO NO EFETIVO - Prefeitura de Boa Vista publica Edital do Concurso da Guarda Civil Municipal nesta quarta-feira, 25

Serão ofertadas 150 vagas e as inscrições serão do dia 1º a 22 de fevereiro

Por Wandilson Prata

25/01/2023 - Última atualização 31/01/2023

A Prefeitura de Boa Vista publicou no Diário Oficial desta quarta-feira, 25, o edital do concurso público da Guarda Civil Municipal. Serão 150 vagas disponíveis, 135 para ampla concorrência e 15 reservadas para candidatos com deficiência. As inscrições serão de 1º a 22 de fevereiro, através do site oficial do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe).

A taxa de inscrição será no valor de R$ 140 e as provas objetivas estão previstas para acontecer no dia 16 de abril. O concurso ocorrerá em duas etapas: A primeira será composta por prova objetiva, TAF (Teste de Aptidão Física), Exame Psicotécnico e Exames médicos e toxicológico; Já a segunda será com Curso de Formação e Investigação Social.

“Hoje é um grande dia que anunciamos o segundo concurso público da minha gestão. Estamos ofertando 150 vagas e vamos ter um bom aumento no efetivo da nossa GCM. Tenho certeza que a população é quem ganha com este reforço a mais na segurança das ruas e espaços públicos da nossa capital”, disse o prefeito Arthur Henrique.

Guarda Civil Municipal

O efetivo da guarda hoje é composto por 339 agentes. É uma das mais equipadas e preparadas do Brasil. Sua estrutura é formada pelo Grupo Tático Municipal (Gtam), Ronda Ostensiva Municipal (Romu), Ciclopatrulha, Defesa Civil Municipal, Patrulha Maria da Penha e Grupo de Proteção Ambiental (GPA).

Além de atuar na proteção do patrimônio público, a Guarda também tem uma importante missão na segurança pública da cidade. Desde 2017, o efetivo passou a atuar com uso de armas de fogo, por meio de um convênio com a Polícia Federal, mediante cursos de capacitação, treinamento e qualificação anual. Em 2022, 35 novos guardas foram empossados, do último concurso feito em 2019;

A Guarda Civil Municipal é composta por mais de 300 agentes e uma das mais equipadas e preparadas do Brasil

Demais benefícios da gestão: Além do reajuste de 20% para todos os servidores municipais, a prefeitura também reajustou o auxílio fardamento da guarda de R$ 800 para R$ 2.400. Alteração no Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) possibilitou o município aumentar o número de inspetores, inspetor de área e inspetor-geral, como forma de atender servidores que antes estavam impossibilitados de progredir na carreira. Na atual estrutura administrativa, a Guarda possui em seu quadro um Comandante-geral e um Subcomandante geral.