Educação

Alunos da rede municipal se preparam para a avaliação do Saeb 2023

Através do projeto “Gestores Unidos”, as escolas municipais estão na jornada ao rumo aos bons resultados deste importante exame nacional que mede a qualidade do ensino no Brasil

Por Laura Silvestre

18/10/2023 - Última atualização 19/10/2023

Desde o início do ano, as escolas da rede municipal de Boa Vista vêm se preparando para as provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), previstas para serem aplicadas entre os dias 23 de outubro a 10 de novembro em todas as unidades de ensino do país. Cerca de 6.193 alunos do 5° Ano de 55 escolas da capital participarão da avaliação.

O SAEB é um conjunto de avaliações em larga escala que permite que o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP) realize um diagnóstico da educação básica brasileira e de fatores que podem interferir no desempenho do estudante. As avaliações são realizadas a cada dois anos, entre alunos do 5° e 9° Ano do Ensino Fundamental e 3° ano do ensino médio.

Através do Projeto “Gestores Unidos”, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC) tem, desde 2021, utilizado como uma ferramenta crucial para planejar e integrar toda a rede educacional. A secretária adjunta, Meyre Jane Gomes, destacou a importância dos professores e gestores se aproximarem dos estudantes e responsáveis neste processo, auxiliando toda a comunidade escolar a alcançar os resultados.

“Com este projeto, criamos, implementamos e organizamos estratégias para as escolas avançarem. Cada gestor é instruído com base em um plano construído coletivamente em reuniões. Em seguida, com a ajuda de sua comunidade escolar, esse gestor coloca o plano em prática, assim, conseguimos orientar e ajudar os estudantes a terem um bom desempenho escolar.” esclarece Meyre Jane.

A Escola Municipal Maria Teresa Maciel tem adotado uma abordagem proativa para auxiliar o aprendizado neste momento. Segundo a gestora Maria do Carmo de Azevedo, a instituição tem se dedicado intensamente à preparação dos alunos do 5° ano desde o ano anterior.

“Realizamos aulas focadas em português e matemática, promovemos simulados e monitoramos os resultados individuais dos estudantes diariamente. Além disso, apoiamos os professores, fornecendo os recursos e ferramentas necessárias para maximizar o aprendizado dos alunos”, destacou a gestora.

A aluna Bianca Ruana, 10 anos, demonstrou entusiasmo e confiança ao falar sobre a proximidade da prova. “Além de contar com a ajuda dos meus professores na escola, também faço minha parte e estudo em casa. Acho que irei me sair muito bem na SAEB.” diz estudante.