Agricultura

FEBRE AFTOSA - Prefeitura inicia 2ª etapa de vacinação de rebanhos nas comunidades indígenas

Meta é atender cerca de 4.200 animais nas 17 comunidades indígenas da capital

Por Emanuele Pasqualotto

16/10/2023 - Última atualização 16/10/2023

A 2ª etapa da Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa 2023 teve início nesta segunda-feira, 16, na comunidade Truaru da Cabeceira. A meta da Prefeitura de Boa Vista é atender 17 comunidades indígenas, com a imunização de aproximadamente 1.200 animais de até 2 anos e vermifugação de todo o rebanho, sendo de 13 comunidades do baixo São Marcos e quatro do Murupu.

Há mais de onze anos, a campanha ocorre em Boa Vista de forma gratuita, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Assuntos Indígenas (SMAAI), para garantir mais saúde para os rebanhos e mais segurança e qualidade para a população indígena. Todos os insumos utilizados são fornecidos gratuitamente pela prefeitura, sendo eles, vacinas, vermífugos, agulhas, seringas, mata bicheira, pomadas, antibióticos, dentre outros.

 Prefeitura de Boa Vista deve atender 17 comunidades indígenas

A primeira etapa da Campanha em 2023 ocorreu de 10 a 19 de abril, onde foram imunizados e vermifugados 3.500 bovinos nas 17 comunidades indígenas. As equipes da Smaai que conduzem a vacinação são compostas por técnicos agropecuários e um médico veterinário que inspeciona todos os animais e trata aqueles que apresentarem alguma anormalidade.

O secretário municipal de Agricultura e Assuntos Indígenas, Guilherme Adjuto destaca que a equipe da secretaria segue o cronograma definido pelo Ministério da Agricultura. “Todas as 17 comunidades serão atendidas até o dia 25 de outubro, concretizando em mais um ano o trabalho feito por nossa equipe que é de contribuir para manter o rebanho das comunidades indígenas saudável e livre da Febre Aftosa”, frisou.

O primeiro Tuxaua da Comunidade Truaru da Cabeceira, Alcemir Duarte, agradeceu o apoio da Prefeitura. “Em mais um ano, temos a equipe da Smaai aqui vacinando e vermifugando o gado. Isso traz mais segurança para a nossa comunidade com o gado saudável”, finalizou.

A campanha segue até o dia 25, se encerrando na Comunidade do Darôra. Confira a programação: