Assistência Social

Parceria entre Prefeitura e Defensoria leva orientações e assistência jurídica a beneficiários do FQA

Por meio da ação “Defensoria Itinerante”, as famílias contam com uma mentoria sobre temas como pensão alimentícia, guarda ou tutela

Por Laura Silvestre

24/10/2023 - Última atualização 24/10/2023

A Prefeitura de Boa Vista firmou parceria com a Defensoria Pública Estadual (DPE-RR), com objetivo de levar aos beneficiários do “Família Que Acolhe (FQA)” orientações e assistência jurídica gratuita. Essa mentoria faz parte do projeto “Defensoria Itinerante” e ocorreu nessa terça-feira, 24, na sede do programa no bairro Pintolândia.  

Implantada há 13 anos, a Defensoria Itinerante tem o objetivo de atender toda a comunidade, prestando esclarecimentos sobre seus direitos cidadãos. Segundo a chefe do gabinete da DPE-RR, Anastácia Santos, o atendimento no FQA ocorre de forma individual para que a pessoa se sinta mais à vontade em compartilhar sua demanda.

“Aqui no FQA, a maior demanda de atendimento é referente às famílias. Por isso, nós auxiliamos em relação às pensões alimentícias, guarda ou tutela, entre outros serviços também”, destacou. 

Implantada há 13 anos, a Defensoria Itinerante tem o objetivo de atender toda a comunidade

Para Renata Farias, coordenadora da Universidade do Bebê (UBB) do FQA, a parceria com a DPE-RR é de grande importância, pois tem o propósito garantir maior conhecimento aos beneficiários do programa a respeito de demandas da área jurídica, minimizando a burocracia.

“A Defensoria tem essa preocupação em prestar esse atendimento, estando mais próximo dos nossos beneficiários, para não precisarem se deslocar para longe. E nós, do Família Que Acolhe, vimos como uma grande oportunidade para facilitar a vida das famílias atendidas”, ressaltou.

A mãe da pequena Lívia Maria, 1 ano, expressou satisfação em relação à parceria dos projetos. “Para mim isso significa mais qualidade de vida, principalmente à minha filha. Saber que eu sou atendida e ouvida faz com que eu me sinta ainda mais acolhida. É algo que facilita bastante a nossa vida”.

Garantir maior conhecimento aos beneficiários

Mais atendimentos – Além do FQA, a “Defensoria Itinerante” também vai atender beneficiárias nos centros de referência e assistência social (CRAS), até dezembro deste ano. O cronograma já começou a ser organizado e será divulgado em breve pela prefeitura.