Plano Diretor

PLANO DIRETOR - Prefeitura apresenta propostas preliminares para instituições de ensino superior e entidades da sociedade civil

A elaboração das propostas ocorreu após escutas com a população, por meio de reuniões comunitárias e audiência pública

Por Isaque Santiago

20/10/2023

A Prefeitura está em fase de elaboração das propostas preliminares para o processo de revisão do Plano Diretor de Boa Vista. Este processo envolveu ativamente a população, que foi ouvida por meio de reuniões comunitárias e em uma audiência pública. Para iniciar a consolidação desta etapa, nos dias 19 e 20 de outubro, a Prefeitura se reuniu com as universidades e instituições da sociedade civil. 

O encontro com as academias aconteceu no auditório da reitoria da Universidade Federal de Roraima (UFRR). Foram convidadas a Universidade Estadual de Roraima (Uerr), Instituto de Educação e Inovação (IEDi), Centro Universitário Estácio, Instituto Federal de Roraima (IFRR), Universidade da Amazônia (Unama), Faculdade Cathedral e Centro Universitário Claretiano.

O arquiteto e urbanista do Instituto Brasileiro de Administração Municipal (Ibam), Henrique Barandier, apresentou um documento preliminar, englobando diversas propostas destinadas a estabelecer uma visão clara sobre as prioridades da cidade, bem como identificar os principais desafios a serem enfrentados e estabelecer diretrizes gerais para o desenvolvimento urbano.

“Atualmente, estamos consolidando a etapa das propostas preliminares. Essa consolidação será tema de uma audiência pública. Após a audiência pública, avançaremos para a redação do projeto de lei, abordando tanto o plano diretor quanto às leis de parcelamento e ocupação do solo”, explicou. 

O presidente da Empresa de Desenvolvimento Urbano e Habitacional (Emhur), Sérgio Pillon, destacou a importância desse estágio crucial da revisão do Plano Diretor, no qual a sociedade civil organizada está sendo convidada a contribuir ativamente. “Durante o mês de setembro, a população teve a oportunidade de participar, com audiências realizadas nos bairros e áreas rurais, totalizando dez reuniões comunitárias e duas em áreas rurais”, disse. 

O reitor da UFRR, José Geraldo Ticianeli, também ressaltou a importância de envolver a academia nesse processo. “A colaboração entre a academia e as autoridades municipais é crucial para tomar decisões bem-informadas e garantir que o plano diretor atenda às necessidades da comunidade e promova um crescimento sustentável”, destacou. 

Sociedade civil – Participaram do encontro: Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU); Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI); Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA); Ordem dos Advogados do Brasil (OAB); Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio); Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon); Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis (Secov); Federação das Indústrias do Estado de Roraima (Fier); Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Federação das Associações de Empresários de Roraima (Faerr).

Na manhã desta sexta-feira, 20, o documento preliminar também foi apresentado ao prefeito Arthur Henrique em uma reunião com os secretários municipais e no período para o Conselho Municipal da Cidade de Boa Vista, no auditório da Câmara Municipal de Boa Vista.