Agricultura

VACINAÇÃO DO REBANHO - Comunidades Indígenas recebem a segunda etapa da Campanha de vacinação contra a Febre Aftosa

A meta é atender cerca de 4.200 animais com vermifugação para todo o rebanho e imunização para 2.500 animais de 0 a 2 anos

Por Emanuele Pasqualotto

10/10/2023 - Última atualização 11/10/2023

A segunda etapa da Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa 2023, promovida pela Prefeitura de Boa Vista por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Assuntos Indígenas – SMAAI, inicia na próxima segunda-feira, 16. Serão 17 Comunidades Indígenas atendidas, iniciando pela Comunidade Truaru da Cabeceira.

A meta é imunizar e vermifugar cerca de 4.200 animais de 17 comunidades indígenas, sendo 13 da região do Baixo São Marcos e quatro da região do Murupu. Vale ressaltar que, nesta etapa serão imunizados contra a doença, cerca de 2.500 animais de 0 a 2 anos e todo o rebanho será vermifugado.

 

Serão 17 Comunidades Indígenas atendidas, iniciando pela Comunidade Truaru da Cabeceira

 

A campanha de Vacinação é realizada pela Prefeitura há mais de onze anos, de forma gratuita, garantindo assim mais saúde para o rebanho e mais segurança e qualidade para a população indígena.

O secretário municipal de Agricultura e Assuntos Indígenas, Guilherme Adjuto destaca que a equipe da secretaria segue o cronograma definido pelo ministério da Agricultura. “O trabalho feito por nossa equipe é de fundamental importância para manter o rebanho das Comunidades Indígenas saudável e o principal, livre da Febre Aftosa”, pontuou o secretário.

Campanha – A primeira etapa da Campanha em 2023 aconteceu de 10 a 19 de abril, onde foram imunizados e vermifugados 3.500 bovinos nas 17 Comunidades Indígenas.

Na primeira etapa foram imunizados e vermifugados 3.500 bovinos nas 17 Comunidades Indígenas

Equipe – A equipe da Secretaria municipal de Agricultura que realiza a vacinação é composta por técnicos agropecuários e também médico veterinário que inspeciona todos animais e trata os que por ventura estiverem com alguma anomalia.

Insumos – Todos insumos utilizados na vacinação são fornecidos gratuitamente pela prefeitura, sendo eles, vacinas, vermífugos, agulhas, seringas, mata bicheira, pomadas, antibióticos, dentre outros necessários.

Vacinação – Confira a programação da segunda etapa que segue até o dia 25 de outubro: